Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PROMOVENDO SAÚDE MENTAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO SOBRE O BULLYING
Relatoria:
Izabele Grazielle da Silva Pojo
Autores:
- Viviane de Souza Bezerra
- Rafael Nascimento da Silva
- Letícia Santos do Monte
- João Lucas Barbosa Magalhães
- Aimê Mareco Pinheiro Brandão
- Marina Nolli Bittencourt
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticado por uma ou mais pessoas contra alguém considerado mais fraco, causando angústia e dor¹. Essa problemática há muito tempo vem causando sofrimento e traumas a crianças e adolescentes², portanto se faz fundamental a discussão da temática e a promoção de saúde mental de escolares. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem sobre a promoção de saúde mental de escolares por meio da educação sobre o bullying. METODOLOGIA: estudo descritivo, de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência, ocorrido durante a disciplina Didática Geral, do curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A atividade foi destinada à crianças de 10 a 14 anos de uma escola de aplicação pertencente a UNIFAP, com o objetivo de promover a compreensão do que é o Bullying, suas causas e consequências. Foram adotados três momentos: 1) Desenvolvimento do plano de palestra: observou-se a necessidade da discussão da temática e definiu-se a metodologia a ser aplicada; 2) Elaboração dos materiais: foram confeccionados dados personalizados, cartilhas educativas e construída apresentação em formato PowerPoint; 3) Execução: após palestra expositiva com exibição de um vídeo curta metragem abordando a questão de bullying em ambiente escolar, os alunos foram divididos em grupos para realização de uma dinâmica. Por fim, foi feita a distribuição de cartilhas educativas. RESULTADOS: Durante a exposição da temática, os alunos se mostraram bastante interessados em entender o que é o bullying e quais ações compreendem essa essa prática, havendo momentos onde os próprios se reconheciam nos papéis desempenhados pelos envolvidos nas situações de bullying, sendo eles vítimas, espectadores ou até mesmo agressores. No decorrer da dinâmica, foi perceptível a aproximação dos acadêmicos com os alunos, o que permitiu que juntos fizessem reflexões sobre as situações de bullying enfrentadas. Essa interação também proporcionou aos alunos um momento de convívio entre si, onde puderam expor seus sentimentos aos demais. CONCLUSÃO: evidencia-se que apesar do bullying ser um tema em ascensão, ainda há a necessidade de ser promovida educação relativa a temática voltada para o público escolar, propiciando sua compreensão e sensibilização, tendo em vista o aumento da incidência de todas formas de violência no ambiente escolar.