LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DE TECNOLOGIA DURA COMO ESTÍMULO PARA A PRÁTICA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS EM ESCOLARES
Relatoria:
Caroline Lima de Freitas
Autores:
  • Aimê Mareco Pinheiro Brandão
  • Andrielly Lobato Brito
  • Eloisa Melo da Silva
  • Leilson da Silva Lima
  • Rubens Alex de Oliveira Menezes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa de Educação Tutorial (PET - ENFERMAGEM) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) através da tríade (ensino, pesquisa e extensão) realiza um projeto de prevenção ao sobrepeso e obesidade em crianças da rede pública de ensino em Macapá-AP, visando a educação em saúde, sustentada em ação interventiva, através de um circuito com diversas tecnologias duras. OBJETIVOS: relatar a experiência da utilização de uma tecnologia dura como instrumento de estímulo para a prática de hábitos saudáveis em escolares. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do último encontro do projeto de extensão Prevenção da Obesidade Infantil em Escolares, realizado nas turmas do 1° ao 4° ano da Escola Municipal Expedicionário Wilson Malcher, ocorrido no período de abril a junho de 2019, onde utilizou-se um circuito com obstáculos, usando materiais esportivos na quadra da escola como tecnologia dura. Antes de iniciar a atividade, foi feito um resgate do conhecimento repassado nos encontros anteriores, em seguida ocorria o alongamento, e depois era explicado como seria feito o circuito. Os materiais utilizados foram cones, bambolês, colheres, bolas de gude, de basquete, de futebol e rede de futebol. RESULTADOS: Durante a aplicação da presente tecnologia dura percebeu-se o interesse e curiosidade das crianças, havendo participação ativa delas, questionando e comentando em torno do conhecimento ali disseminado. Além disso, gerou-se um aspecto de disputa e formação de torcida, que estimulou o convívio social, o espírito de equipe e a liderança, importantes no desenvolvimento infantil. Além disso, o conhecimento repassado através da tecnologia lúdica é uma forma de promoção de saúde e prevenção de morbidades metabólicas, ajudando a superar um possível déficit de educação em saúde por parte da escola e dos familiares. CONCLUSÕES: o uso da tecnologia dura contribuiu para o aprendizado dos escolares sobre a importância da atividade física para a manutenção de uma vida saudável, e com isso, ajudou eles a perceberem que precisam realizar mais atividades recreativas, ao invés de realizarem atividades que promovem o sedentarismo. Ademais, esta tecnologia é uma forma de contribuição nos conhecimentos de acadêmicos de enfermagem, pois ensina formas de promoção à saúde de crianças, que podem ser aplicadas futuramente na atuação profissional.