LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
A LINGUAGEM TEATRAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
RAFAEL RIBEIRO RAMPINI
Autores:
  • Roberta Laviola Odones
  • Thamyres Sotinho Silva
  • Vinicius de Moura Romanholi
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: No âmbito da atenção primária à saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem como propósito a formação integral de estudantes através da promoção, prevenção e atenção à saúde, em resposta às diversas vulnerabilidades das quais crianças e jovens da rede pública de ensino possam estar sujeitos, visando o pleno desenvolvimento destes indivíduos. A linguagem teatral tem sido frequentemente utilizada na educação em saúde para crianças pois, sendo considerado um método educativo, o teatro permite alcançar a criança na sua globalidade, garantindo o seu aprendizado através da descontração. OBJETIVO: Descrever a vivência dos autores em uma atividade lúdica teatral desenvolvida no Programa Saúde na Escola por uma Unidade de Saúde da Família. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, efetivado por acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, no município de Petrópolis-RJ, em fevereiro de 2019. Foram realizadas sessões de teatro de fantoches sobre higiene bucal e banho para crianças em idade pré-escolar de uma creche pública do município, após a encenação da história teatral foi exibido um vídeo educativo com o intuito de fixar as lições de higiene abordadas durante a peça. RESULTADOS: Obteve-se como resultado uma ação de educação em saúde que culminou em um melhor entendimento de noções de banho e higiene pelas crianças, que após a sessão teatral adquiriram conhecimentos sobre a importância da temática e propagaram o que aprenderam para os seus familiares a fim de por em prática no seu dia a dia. CONCLUSÃO: O estudo permitiu constatar que metodologias lúdicas como o teatro têm um grande potencial de contribuir para as ações realizadas no Programa Saúde na Escola, pois permitem trabalhar facilmente questões de vulnerabilidade do público escolar, através de linguagem simples, dinâmica, objetiva e divertida, facilitando o aprendizado das crianças e promovendo saúde para as mesmas.