Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO: O DESAFIO DA GESTÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Claudia Filomena Siqueira Klein
Autores:
- Luma Lira Cavalcante
- Camila Pawelski
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A liderança é considerada um ato de influenciar pessoas, e as ações comportamentais de um líder refletem diretamente no desenvolvimento do trabalho grupal. Um gestor se depara diariamente com situações que exigem sua capacidade de julgamento, a necessidade de uma análise e uma resposta rápida, para alcançar bons resultados, o que implica numa relação humana constante, todavia para desenvolver um bom trabalho, torna-se imprescindível um conjunto de habilidades. Objetivo: O presente estudo vem analisar a comunicação efetiva como característica essencial do enfermeiro no exercício da liderança. Metodologia: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, adotou-se a revisão integrativa da literatura, sendo um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente sendo realizada uma análise minuciosa de dezoito artigos. Resultados: O enfermeiro gestor precisa influenciar pessoas, a comunicação se faz um importante aliado do líder, pois é através da troca de informações que permitirá que o líder consiga influenciar, entusiasmar e motivar a sua equipe. As pesquisas pontuam como estratégias eficazes o diálogo frente a frente, a transmissão de informações de maneira clara, organizada e objetiva, cabendo ao gestor avaliar o modo como seus colaboradores e utentes processa o que lhes foi transmitido, para assim realizar uma adaptação no ritmo que cada um processa a mensagem recebida, proporcionando ocasiões para que os mesmos percebam suas falhas e exponham suas dúvidas. Conclusão: Teorias de liderança como a situacional e transformacional são indicadas para o profissional enfermeiro desenvolver-se como líder, porém, nenhum desses estilos é exato para todas as situações, cabendo aos líderes o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para aplicá-las conforme necessário. Foram identificadas algumas competências imprescindíveis do profissional de enfermagem, sendo elas a visão sistêmica, a comunicação, resolução de conflitos, compromisso, motivação, relações interpessoais, resolução de problemas, trabalho em equipe, tomada de decisão, inteligência emocional e desenvolvimento de recursos humanos e liderança, foco no cliente e trabalho em equipe. Partindo dessa premissa, a liderança é uma competência indispensável para quem coordena uma equipe, pois o direcionamento dos objetivos e de seus resultados surge de quem lidera aqueles que executam as ações.