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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE PEDAGÓGICA INTEGRADA DAS DISCIPLINAS SAÚDE DA MULHER E SAÚDE DA CRIANÇA
Relatoria:
PATRICIA POLETO MONHOL
Autores:
  • Carlos Eduardo de Moraes
  • Laylla Ribeiro Macedo
  • Mariana Ribeiro Macedo
  • Cristina Ribeiro Macedo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde participativa, trata-se de uma atividade a ser valorizada e pode ser desenvolvida em contextos diversos e o Enfermeiro deve se utilizar dessa ferramenta na sua prática de saúde. Aliar o processo de promoção e prevenção a saúde em atividades integradas na formação acadêmica propicia despertar no discente um olhar ampliado acerca do cuidado integral. Metodologia: Relato de experiência a partir da vivência dos alunos do 7º período do curso de enfermagem da EMESCAM no encerramento das atividades práticas das disciplinas Saúde da Criança e da saúde da mulher II em uma maternidade escola filantrópica integrada ao Sistema Único de Saúde. Inicialmente os alunos selecionaram tarjetas contendo perguntas pertinentes a assistência de recém-nascidos e puérperas, os acadêmicos foram divididos nas enfermarias em grupos de quatro alunos integrando as disciplinas, onde desenvolveram uma dinâmica em que as perguntas eram dirigidas as puérperas e acompanhantes, nesse momento eram realizadas orientações pertinentes e as dúvidas esclarecidas, ao final da atividade as mulheres foram contempladas com brindes. Resultados. O trabalho propiciou uma integração entre as disciplinas saúde da criança e saúde da mulher II, levando o aluno a realizar uma revisão do conteúdo teórico na medida em que selecionaram as questões a serem formuladas. Pode ser observado que as puérperas participaram de maneira ativa no processo e se sentiram à vontade para questionamento e esclarecimento de dúvidas, tendo em vista o caráter descontraído em que se desenvolveu a atividade. Os acadêmicos de enfermagem se sentiram gratificados e valorizados na sua prática integral do cuidado. Conclusão: o momento do nascimento do filho se apresenta de forma surpreendente e diversa para o contexto familiar, muitas vezes desperta incertezas e sentimentos, sendo necessário o enfrentamento, o período puerperal é propício para uma escuta ativa, apoio e esclarecimento de dúvidas para os envolvidos no processo. A promoção e prevenção da saúde devem ocorrer em todos os espaços e com a participação ativa e centralidade do sujeito o processo ocorre de maneira dinâmica e produtiva para todos os envolvidos.