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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
SERIOUS GAMES NA ENFERMAGEM: revisão integrativa da literatura
Relatoria:
TATYANNE SILVA RODRIGUES
Autores:
  • Bianca Anne Mendes de Brito
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade
  • Raylane da Silva Machado
  • Ana Maria Ribeiro dos Santos
  • David Bernar Oliveira Guimarães
  • Isaura Danielli Borges de Sousa
  • Carolina Silva Vale
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Nos últimos anos com o avanço da tecnologia, novos sistemas e equipamentos têm sido utilizados com o objetivo de favorecer processos educacionais em ambientes realistas e interativos, assim uma abordagem educacional baseada em jogos eletrônicos tem se destacado por associar aspectos lúdicos a conteúdo específicos, motivando o aprendizado. O jogo educativo, atualmente intitulado também como “serious games” (jogo sério), permite a apresentação de novas situações, melhores formas de discussões para resolução de problemas, além de possibilitar a construção de conhecimentos e treinamento de atividades específicas, oferecendo oportunidades de aprendizagem e mudanças de comportamento, o que pode contribuir para o avanço no ensino prévio de habilidades sem exposição do aluno ao cliente. Objetivo: Identificar a produção científica nacional e internacional sobre os serious games na Enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, com base na questão de pesquisa “Qual a produção científica sobre os serious games na Enfermagem? A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, MEDLINE/PUBMED, LILACS, BDENF e Web of Science, no período de julho a setembro de 2017, utilizando os termos de busca: Títulos CINAHL, MeSH, DeCS, e descritores não controlados. Estabeleceu-se como critérios de inclusão artigos originais, disponíveis na íntegra e online nas bases de dados selecionadas, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de dezembro de 2007 a dezembro de 2017 e que tivesses utilizado no estudo serious game voltado para prática ou ensino em Enfermagem. Resultados: A partir das buscas nas bases de dados e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram incluídos 20 estudos, os quais foram publicados entre 2007 e 2017, sendo dois no Brasil e dezoito no exterior. Quinze estudos utilizaram serious games para estudantes de enfermagem, dois para enfermeiros e três para pacientes. A análise dos estudos foi realizada de forma descritiva em três categorias: serious game para estudantes de enfermagem, enfermeiros e pacientes. Conclusão: Foi possível verificar que a produção científica sobre a utilização dos serious games na Enfermagem nos últimos dez anos e verificou-se que o serious game é uma estratégia com interface amigável, que promove motivação, desperta o raciocínio clínico e contribui significativamente para o avanço do conhecimento em alunos, enfermeiros e pacientes.