Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA SAE PARA ENFERMEIROS
Relatoria:
ROGERIO JORGE CIRILLO MENEZEZ JUNIOR
Autores:
- RODRIGO FRANÇA MOTA
- Bárbara Pompeu Christovam
- Thais Braga Meira
- Ana Paula Amorim Moreira
- Érica Brandão de Moraes
- Luciana Castro Oliveira Fragra
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Resumo
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é uma ferramenta gerencial utilizada pelo enfermeiro para planejamento, execução, controle e avaliação das ações de cuidado. Este estudo apresenta resultados parciais da pesquisa intitulada Construção de um Modelo Gerencial para Sistematização da Assistência a Pacientes em um Hospital Especializado em Diabetes. Objetivos: Levantar os saberes dos enfermeiros sobre SAE; avaliar o efeito da capacitação nos saberes dos enfermeiros após aplicação de intervenção educativa. Metodologia: Estudo quase experimental, realizado em hospital especializado em diabetes mellitus do Rio de Janeiro, Brasil. Participaram do estudo 13 enfermeiros assistenciais. Dados coletados em julho de 2019, com aplicação de questionário contendo 9 itens (pré-teste e pós-teste). Intervenção educativa do tipo flipped classroom e simulação clínica, com cartilha educacional sobre SAE. Utilizou-se o software SPHINX® 21 para análise estatística descritiva e análise do efeito da intervenção através dos testes de McNemar e Correlação de Spearman. Resultados: 76,9% da amostra é do sexo feminino, idade média de 41 anos, com mais de 8 anos de experiência (76,9%). O Teste de McNemar mostrou associação significativa relacionada a mudança nos saberes dos enfermeiros no pré e o pós-teste quanto à utilização do Processo de Enfermagem (PE) na prática profissional; conhecimento das etapas do PE e se considera os conhecimentos atuais suficientes para trabalhar com a SAE/PE. O Teste de Spearman apontou correlação positiva entre os saberes dos enfermeiros e etapas do PE; finalidade da SAE; participação do técnico de enfermagem na execução do PE. Conclusão: A educação dos enfermeiros para a utilização da SAE requer a utilização de estratégias que encorajem a participação destes trabalhadores. O uso de metodologias ativas em serviço tem por característica o posicionamento central do profissional na construção do conhecimento, permitindo desta forma o desenvolvimento um olhar amplo acerca do tema.