LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZADA POR ALUNOS DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO CEFET/RJ
Relatoria:
RAYANNE COELHO DE ALMEIDA
Autores:
  • Fernanda Zerbinato Bispo Velasco
  • Úrsula Pérsia Paulo dos Santos
  • Sávio Dias de Paula Mello
  • Layla Felício das Nupcias Lopes
  • Suyane de Oliveira Esteves
  • Taís de Lima Brandão Fontoura
  • Karen Helena Costa Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O projeto está sendo realizado ao longo desse ano com as crianças da educação infantil, que possuem entre 4 a 6 anos de idade, da escola Marcílio Dias em Santa Rita no município de Nova Iguaçu/ RJ. Os discentes do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ realizam práticas educativas com assuntos que são referentes ao autocuidado e que induzem a práticas de saúde preventiva, a fim de promover debates amplos sobre questionamentos que são referentes a saúde e criando consequentemente um ambiente de diálogo, ou seja, uma troca de conhecimentos entre os discentes e as crianças. Desenvolvemos temáticas através de atividades lúdicas. Temos como objetivo promover práticas educativas por meio de encontros que são realizados mensalmente, desta forma pretendemos facilitar a transmissão de conhecimentos e habilidades para que as crianças possam adquirir um autocuidado em saúde. sabemos que elas ainda não possuem total maturidade para compreenderem alguns conceitos, então desenvolvemos com elas algumas atividades lúdicas para que possam incorporar e propagar os conteúdos trabalhados para a comunidade onde vivem e também construir juntamente com elas, de uma forma compartilhada, alternativas que permitam a compreensão do processo saúde-doença-cuidado, visando conquistar melhores condições de vida para a comunidade próxima a nossa instituição CEFET UNED-NI. Aplicamos a metodologia lúdico-participativa, na qual através de músicas, teatros, jogos e outras brincadeiras desenvolvemos os temas propostos para o encontro, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados. Os resultados até o presente momento estão sendo satisfatórios, está sendo possível identificar fatos relevantes, como a melhora na interação entre os alunos do curso técnico e as crianças, gerando uma vinculação cada vez maior ao longo dos encontros. Estamos conseguindo despertar o interesse das crianças e conseguindo levar muitos conceitos e debates importantes da área de saúde para as crianças e suas famílias. Concluímos que este projeto reforça a importância das práticas educativas em saúde com a educação infantil, estimulando habilidades no autocuidado desde a infância. E para os alunos que estão na formação técnica em enfermagem esta iniciativa estimula, que eles passem a ter um olhar diferenciado para as práticas preventivas inerentes ao processo de saúde-doença. E contribui de uma forma dialógica para a construção de uma saúde coletiva mais próxima das realidades da comunidade.