Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA ALTA HOSPITALAR DO TRANSPLANTADO RENAL
Relatoria:
SUSANA BEATRIZ DE SOUZA PENA
Autores:
- RITA MÔNICA BORGES STUDART
- LISE MARIA PINHEIRO DE MATTOS BRITO
- AGLAUVANIR SOARES BARBOSA
- STEFANY PAWER TELES CABRAL
- ANA CARINE GOERSCH SILVA
- ISAKELLY DE OLIVEIRA RAMOS
- ANA PAULA BRANDÃO DA SILVA FARIAS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O transplante renal é a terapia substitutiva que tem o melhor custo efetividade para tratamento da doença renal. Entretanto, o paciente deverá adotar cuidados necessários para manutenção do enxerto e prevenção de complicações. Nesse sentido, a utilização de estratégias tecnológicas como vídeo educativo pode auxiliar o enfermeiro no processo de educação em saúde promovendo resultados positivos. OBJETIVO: Objetivou-se elaborar e validar um vídeo educativo para alta hospitalar do transplantado renal. MÉTODO: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: revisão integrativa, planejamento e desenvolvimento do vídeo educativo e processo de validação do conteúdo. A revisão integrativa serviu de embasamento teórico para elaboração do construto e foi dividido em seis domínios que compuseram o vídeo: medicação, higiene, contato físico, cuidados gerais, orientações nutricionais, sinais e sintomas de alerta e acompanhamento ambulatorial. RESULTADO: O vídeo passou pela avaliação de sete juízes, profissionais da saúde e especialistas na área de transplante renal. Em seguida procedeu-se a análise dos comentários e sugestões dos juízes (análise qualitativa) realizados em espaço destinado para esse fim no final do questionário de avaliação. As considerações feitas pelos juízes foram acatadas e corrigidas na versão final do vídeo. O desenvolvimento de recursos tecnológicos como estratégia de apoio ao processo de educação em saúde tem cada vez mais se evidenciado na prática do cuidado da enfermagem. Nesse sentido, o recurso audiovisual é apontado como importante ferramenta de ensino na enfermagem, por contribuir na qualidade da assistência, com ênfase no treinamento de pacientes e cuidadores, além de constar de veículo de divulgação dos avanços nos cuidados. Em todos os quatro domínios a tecnologia foi obtida por IVC superior a 0,80. O vídeo educativo denominado “Agora você é um paciente transplantado renal” foi elaborado e validado para promoção da saúde após um transplante renal, com vistas a adesão ao tratamento do paciente após alta hospitalar. CONCLUSÃO: De uma forma geral, a estratégia educativa foi bem aceita pelos juízes podendo ser utilizada como ferramenta de promoção da adesão do paciente ao tratamento pós-transplante renal. O vídeo será disponibilizado para uso no setor de transplante renal de vários hospitais de Fortaleza, além de ficar disponível para livre acesso através da internet.