Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE GESTÃO DA IDADE DO TRABALHADOR
Relatoria:
Danielli rafaeli candido pedro
Autores:
- Beatriz Maria dos Santos Santigo Ribeiro
- Nathalia Vasconcelos
- Raquel Gvozd
- Mariana Angela Rossaneis
- Patricia Aroni
- Maria do Carmo F. L. Haddad
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A gestão da idade pode ser entendida como um conjunto de medidas que permitem ao trabalhador continuar ativo e produtivo. Com o eminente envelhecimento populacional torna-se pertinente o desenvolvimento de pesquisas que disseminem as práticas de gestão da idade, portanto optou-se pela construção de um vídeo educativo sobre gestão da idade do trabalhador. Os vídeos educativos possuem a capacidade de impactar e promover a mudança de atitudes. Objetivos: Construir e validar o conteúdo de um vídeo educativo sobre a gestão da idade do trabalhador. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica e quantitativa. Para construção do roteiro do vídeo foram seguidas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção, para este estudo abordaremos a pré-produção, onde inicialmente foi realizado o levantamento bibliográfico por meio de revisão integrativa para verificar qual seriam os temas a serem abordados, posteriormente foi construído o conteúdo a ser abordado no vídeo. O conteúdo foi enviado para um comitê de especialistas para verificar a validade das informações. Adotou-se valor de 0,75 para o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: Participaram oito juízes, que responderam perguntas sobre o grau de relevância de cada item, bem como ortografia, concordância gramatical e redigiram sugestões para aprimorar o conteúdo. O conteúdo foi composto por 16 itens, sendo abordados o envelhecimento populacional, conceito de gestão da idade e seus benefícios para instituições e trabalhadores, os oito componentes da gestão da idade, sendo: recrutamento e seleção de trabalhadores mais velhos, formação e aprendizagem ao longo da carreira profissional, desenvolvimento da carreira, práticas de trabalho com horários flexíveis, promoção da saúde no local de trabalho, segurança no trabalho e gestão da saúde, rotatividade do trabalho e transferência de trabalhadores e preparação para a aposentadoria. Todos os itens alcançaram IVC superior ou igual a 0,75, o que indica que o conteúdo proposto foi válido. Conclusão: A etapa de pré-produção constitui-se como parte relevante para a construção de vídeos educativos, sendo que a validação de conteúdo permite que a informação disseminada nessa estratégia educativa seja significativa e com aplicabilidade para as instituições e trabalhadores.