Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
DIFICULTADORES DESCRITOS NA LITERATURA PARA UMA EDUCAÇÃO PERMANENTE EFICAZ
Relatoria:
GLAICE KELLY DIAS BARBOSA
Autores:
- Cristiane Teixeira da Silva Vicente
- katia Ferreira da Silva Pessanha
- Maria José Pessanha Maciel
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: Como uma política pública do Ministério da saúde a educação permanente deve ser implementada em todos as instituições e serviços de saúde afim de promover aperfeiçoamento e atualização de seus funcionários. Entretanto existem dificultadores para que esta possa ser efetiva. Desta maneira esta pesquisa tem como objetivo principal buscar na literatura quais seriam os obstáculos para uma educação permanente eficaz.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, onde foi pesquisada na biblioteca virtual em Saúde-BVS em abril de 2018, com os descritores “Educação permanente” e “saúde”, com o boleando “AND” entre eles literaturas com textos completos, utilizou-se um recorte temporal de 5 anos. Foram encontrados apenas textos em língua portuguesa.
Resultados: Dentre os dificultadores encontrados na literatura estavam: Fragmentação de ações com 14,28% da ocorrências e Ausência de interdisciplinaridade e intersetoridade com 10,71 % dos casos, já entre os facilitadores estavam: Diálogo e compartilhamento de experiências e relacionar o aprendizado com a prática assistencial 18,18% e 13,63 % dos casos respectivamente.
Conclusão: Conhecer o que existe na literatura a cerca dos obstáculos para uma educação permanente, possibilita que estas sejam transpassadas e associando ao conhecimento de estratégias que facilitem as ações de educação permanente acarretam melhores resultados dos mesmos.