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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
DIMENSÕES DO PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO HOSPITALAR VIVENCIADOS DURANTE ESTÁGIO ACADÊMICO
Relatoria:
Angus Wothan Rocha Leites
Autores:
  • Lais Carolini Theis
  • Juliana Machado Franco
  • Daysa Araújo Ferreira Pinto
  • Camila Bonfim de Alcantara
  • Elaine Priscila Pechepiura
  • Juliana Eliza Ivanki
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O processo de trabalho do Enfermeiro, compõe-se de cinco dimensões complementares e interdependentes: assistir, gerenciar, ensinar, pesquisar e participar politicamente¹. Objetivo: relatar a percepção de acadêmicos de enfermagem acerca do processo de trabalho do Enfermeiro no contexto hospitalar. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de seis discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Paraná que realizaram o Programa de Voluntariado Acadêmico em unidades do Complexo Hospitalar de Clínicas da UFPR no período de 20 de junho a 26 de julho de 2019. Resultados: os acadêmicos evidenciaram na prática profissional uma tendência maior dos enfermeiros a desenvolver ações inerentes a dimensão assistir, principalmente nas unidades com pacientes em estado crítico, em que o enfermeiro precisa assumir o cuidado ou em casos onde há a falta de colaboradores técnicos de enfermagem. Nessas situações observa-se que a implementação de etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem, como evolução e prescrição de enfermagem, tornou-se fragilizada. Evidenciou-se que enfermeiros com pouco tempo de atuação no local, tendem a realizar mais ações assistenciais do que gerenciais. Em contrapartida, ações gerenciais, cita-se: elaboração de escada, remanejamento de funcionários, verificação de pendências e conferência e reposição de materiais e equipamentos são realizadas por profissionais com maior tempo de atuação no serviço, que apresentam as habilidades gerenciais e administrativas bem desenvolvidas. Sendo possível aferir que as dimensões gerenciais de planejamento, organização, tomada de decisão precisam de mais tempo para serem desenvolvidas. A dimensão ensinar foi evidenciada tanto em ações com a equipe, por meio de treinamentos com o objetivo de garantir a continuidade do cuidado e melhorar o desempenho e a competência profissional. Quanto em ações com os pacientes, por meio da educação em saúde. Conclusão: a experiência do estágio voluntariado permitiu aos acadêmicos compreender e desenvolver ações da dimensão assistir e ensinar do enfermeiro, entretanto as ações da dimensão gerenciar precisam de mais tempo de atuação no local para serem desenvolvidas com mais segurança.