LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
Grupo de gestantes: Educação em saúde na ESF de Corumbá/ Nova Iguaçu
Relatoria:
Rodrigo Grimalde Adão Flor
Autores:
  • Alícia Rodrigues do Nascimento
  • Cristiane Duarte Barbosa
  • Victoria dos Santos Franco
  • Giulia Gabriella de Oliveira Pedroza
  • Suênia Leocadio da Silva
  • Glória Stephany Pereira dos Santos
  • Alícia Rodrigues do Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O relato foi realizado com as gestantes da Estratégia de Saúde da Família de Corumbá no município de Nova Iguaçu. Os discentes do curso técnico de enfermagem (CEFET/RJ) realizaram práticas educativas com assuntos referentes à gestação, parto e puerpério. A pesquisa pautou-se em uma abordagem, na qual nossos alunos trouxeram atividades que promoveram um ambiente de diálogo e de troca de experiências, favorecendo a escuta ativa e a propagação de informações em saúde atendendo as demandas das gestantes. O esclarecimento de dúvidas proporcionou bem-estar e tranquilidade e a troca de experiências em um grupo reduziu medos e aumentou a confiança. Eles promoveram troca de experiências e vivências valorizando de forma efetiva o saber popular e atrelando esse saber aos conceitos técnico-científicos aprendidos no ambiente escolar. O objetivo dessa pesquisa foi realizar práticas educativas em saúde com as gestantes, a fim de diminuir a ansiedade e sanar dúvidas a respeito de algumas temáticas relacionadas a gestação, parto e puerpério, promovendo uma troca de saberes com os futuros técnicos de enfermagem durante sua formação. O trabalho foi um relato de experiência baseado em estudo qualitativo, exploratório e descritivo, pautado no conceito de acolhimento/humanização e realizado com mulheres que participam do grupo de gestantes na ESF de Corumbá. Os alunos envolvidos nessa atividade são do 2° e 3° anos do curso técnico de enfermagem. Os encontros ocorreram mensalmente com o desenvolvimento de oficinas de vivência baseadas nas expectativas das gestantes. Nos resultados percebemos em relação aos alunos do CEFET, neste tempo decorrido, grande evolução não só ao que se refere ao atendimento básico, mas também ao conhecimento adquirido sobre o período gestacional e puerpério. E do ponto de vista das gestantes, como por elas dito; diversas dúvidas foram sanadas. Surgiu nesse espaço de ensino-aprendizado um vínculo entre os estudantes e as gestantes. Sendo, portanto, um momento de escuta ativa que permitiu a essas mulheres e aos futuros técnicos debaterem e compreenderem melhor questões relevantes do pré-natal e pós- parto. Por fim, esta pesquisa realizou práticas educativas em saúde com gestantes, a fim de diminuir a ansiedade e sanar dúvidas, promovendo um processo de educação em saúde dialógico, visando a propagação de conceitos relevantes na saúde materno-infantil e fortalecendo os conceitos de prevenção em saúde propagados pelos técnicos de enfermagem em formação.