Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Grupo de gestantes: Educação em saúde na ESF de Corumbá/ Nova Iguaçu
Relatoria:
Rodrigo Grimalde Adão Flor
Autores:
- Alícia Rodrigues do Nascimento
- Cristiane Duarte Barbosa
- Victoria dos Santos Franco
- Giulia Gabriella de Oliveira Pedroza
- Suênia Leocadio da Silva
- Glória Stephany Pereira dos Santos
- Alícia Rodrigues do Nascimento
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O relato foi realizado com as gestantes da Estratégia de Saúde da Família de
Corumbá no município de Nova Iguaçu. Os discentes do curso técnico de enfermagem
(CEFET/RJ) realizaram práticas educativas com assuntos referentes à gestação, parto e
puerpério. A pesquisa pautou-se em uma abordagem, na qual nossos alunos trouxeram
atividades que promoveram um ambiente de diálogo e de troca de experiências,
favorecendo a escuta ativa e a propagação de informações em saúde atendendo as
demandas das gestantes. O esclarecimento de dúvidas proporcionou bem-estar e
tranquilidade e a troca de experiências em um grupo reduziu medos e aumentou a
confiança. Eles promoveram troca de experiências e vivências valorizando
de forma efetiva o saber popular e atrelando esse saber aos conceitos técnico-científicos
aprendidos no ambiente escolar. O objetivo dessa pesquisa foi realizar práticas educativas
em saúde com as gestantes, a fim de diminuir a ansiedade e sanar dúvidas a respeito de
algumas temáticas relacionadas a gestação, parto e puerpério, promovendo uma troca de
saberes com os futuros técnicos de enfermagem durante sua formação. O trabalho foi
um relato de experiência baseado em estudo qualitativo, exploratório e descritivo,
pautado no conceito de acolhimento/humanização e realizado com mulheres que
participam do grupo de gestantes na ESF de Corumbá. Os alunos envolvidos nessa
atividade são do 2° e 3° anos do curso técnico de enfermagem. Os encontros ocorreram
mensalmente com o desenvolvimento de oficinas de vivência baseadas nas expectativas
das gestantes. Nos resultados percebemos em relação aos alunos do CEFET, neste
tempo decorrido, grande evolução não só ao que se refere ao atendimento básico, mas
também ao conhecimento adquirido sobre o período gestacional e puerpério. E do ponto
de vista das gestantes, como por elas dito; diversas dúvidas foram sanadas. Surgiu nesse
espaço de ensino-aprendizado um vínculo entre os estudantes e as gestantes. Sendo,
portanto, um momento de escuta ativa que permitiu a essas mulheres e aos futuros
técnicos debaterem e compreenderem melhor questões relevantes do pré-natal e pós-
parto. Por fim, esta pesquisa realizou práticas educativas em saúde com gestantes, a fim
de diminuir a ansiedade e sanar dúvidas, promovendo um processo de educação em
saúde dialógico, visando a propagação de conceitos relevantes na saúde materno-infantil
e fortalecendo os conceitos de prevenção em saúde propagados pelos técnicos de
enfermagem em formação.