Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PESQUISA-AÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA A CONSULTA EM PUERICULTURA
Relatoria:
CHEILA KAREI SIEGA
Autores:
- Elisangela Argenta Zanatta
- Edlamar Kátia Adamy
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A pesquisa-ação é realizada por meio do levantamento de problemas, por um grupo de pessoas e pesquisadores, de forma que as soluções possam ser buscadas coletivamente. Destaca-se por ser um método flexível e participativo de investigação e intervenção dos problemas elencados. OBJETIVO: Objetivou-se a construção e validação de um instrumento para a Consulta de Enfermagem em puericultura. MÉTODO: Pesquisa-ação realizada com 15 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde de um município do Meio Oeste catarinense, entre os meses de maio a setembro de 2018. Foram adaptadas seis etapas das que propõem Thiollent (2011): fase exploratória; diagnóstico de situação; coleta de dados; seminários integradores; planejamento da qualificação dos profissionais enfermeiros; publicização. Aprovado pelo CEP, parecer nº 2.630.923. Pesquisa contemplada pelo Edital CAPES/COFEN nº 27/2016. RESULTADOS: A partir das necessidades identificadas e discutidas foram elaboradas e validadas pelos enfermeiros um instrumento para a Consulta de Enfermagem (CE) em puericultura sistematizada, que contemplou o Histórico de enfermagem a criança de zero a um ano de idade, Diagnósticos, Resultados e Intervenções orientadas por um subconjunto terminológico da CIPE®. Nesse sentido, instrumentos que orientem a CE são tecnologias de grande importância, visto que direcionam e organizam a prática assistencial do enfermeiro, bem como contribuem para práticas de promoção em saúde, otimizadas pela comunicação entre criança e familiares. Já os subconjuntos, além de nortear a assistência à criança, contribuem para o raciocínio clínico, planejamento e avaliação das ações efetivadas na CE, bem como na padronização da linguagem utilizada. Desse modo, a pesquisa-ação na Enfermagem mostra-se como uma metodologia importante de transformação da realidade que permitiu a interação entre pesquisador e sujeitos de modo a estimular o diálogo, a participação e o pensamento crítico-reflexivo promovendo mudança de práticas. CONCLUSÃO: Conclui-se que a pesquisa-ação contribuiu para a transformação da realidade existente, por meio da identificação das necessidades, proposição de soluções e da instrumentalização dos enfermeiros do estudo para a operacionalização da CE em puericultura de forma sistematizada, contribuindo ainda para a assistência a criança de forma segura, integral e assertiva, proporcionando ainda visibilidade às ações do enfermeiro.