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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
GESTÃO: ESTRATÉGIAS DE MELHORIA NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Relatoria:
CRISTIANA MIRANDA PEREIRA DOS SANTOS
Autores:
  • Fernanda Ribeiro de Carvalho
  • HILTON SEIXAS MOURA
  • ANA JOYCE ARAUJO SILVA
  • TAMIRES OLIVEIRA DA MATA
  • ADRIANA DO PRADO RODRIGUES
  • EDNA RODRIGUES DE MELO
  • JOYCE SOUZA DE OLIVEIRA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: A organização das instituições de saúde compõe um sistema dinâmico, que está sempre se inovando e se adequando às novidades tecnológicas em termos de diagnóstico e tratamento. Gestão é o processo de decisão baseado em um conjunto de conceitos e princípios coerentes entre si, visando garantir a consecução da missão da empresa. Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos buscando atingir determinadas metas. O gestor tem o encargo de nortear, promover, envolver e estimular seus liderados, dando oportunidade para se desenvolverem, serem eficientes no desempenho de suas funções dentro de uma instituição. OBJETIVOS: identificar na literatura científica as estratégias utilizadas pelos gestores para alcançar a melhoria da qualidade da assistência prestada nos diversos perfis de serviços de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura referente à produção científica a respeito do tema em questão. A busca online foi realizada por meio da Biblioteca Eletrônica Virtual em Saúde (BVS) Para operacionalizar a busca, foram utilizados os seguintes descritores: Gestão hospitalar; Qualidade; Saúde. RESULTADOS: Os artigos apresentam estratégias diferentes, que se adequam ao momento e a realidade de cada instituição. Os gestores lançaram mão de maneiras diferentes para alcançar a meta proposta, ou seja, a melhoria da qualidade da assistência. Foram citadas a Organização Nacional de Acreditação ou outro órgão capacitado. Este certifica o sistema de gestão da qualidade e colabora com organização no desenvolvimento e melhoria do seu desempenho. Nesse sentido acredita-se que a gestão da qualidade possa influenciar o modo de agir dos profissionais de saúde. A assistência de enfermagem sistematizada que é então um recurso capaz de trazer melhoria da assistência. O acolhimento com classificação de risco no Brasil é uma modalidade do processo de humanização dos usuários dos serviços de emergência, ele requer avaliações periódicas para que haja melhorias contínuas. CONCLUSÃO: Neste estudo destacam-se ferramentas utilizadas pelos gestores para alcançar a melhoria na qualidade da assistência. É indiscutível a importância e responsabilidade do gestor no compromisso do envolvimento das equipes para o aperfeiçoamento contínuo da assistência à saúde.