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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
COMUNICACÃO ENTRE USUÁRIOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM DEFESA DO SUS
Relatoria:
ALBERT EINSTEIN TAVARES DE SEIXAS
Autores:
  • Bruna Amora Guedes
  • Rebeca Caranha Araújo
  • Rosana da Conceição Evangelista
  • Suellen Oliveira de Sousa
  • Sibele Naiara Ferreira Germano
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Humanização (PNH) está integrada em todas as outras políticas e programas do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela inclui os profissionais e usuários na gestão do sistema de saúde, na perspectiva de melhorar a qualidade do serviço prestado. Sua principal diretriz ética é o Acolhimento, que permite o fortalecimento do vínculo entre profissionais e usuários. Além disso, é importante que os profissionais do serviço de saúde compreendam o conceito de humanização, para ofertarem um serviço pautado na ética, respeito e diálogo. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem em um projeto de extensão em defesa do SUS. METODOLOGIA: Trata-se de um relato da experiência vivenciada no projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), intitulado “Fortalecendo vínculos entre usuários e profissionais da saúde em defesa do SUS”. As atividades ocorreram no período de 27 de março a 31 de julho de 2018. Foram elaborados folders para crianças, adolescentes/adultos e idosos, os conteúdos incluíam: seus direitos no SUS, locais onde procurar serviços, ouvidorias, endereços e datas das reuniões dos conselhos de saúde no município de Manaus – AM. As atividades foram realizadas em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Programa de Atenção à Saúde do Idoso da UFAM, e envolviam palestras e rodas de conversa. Foi oferecida também educação permanente aos profissionais dos locais das atividades. RESULTADOS: A carência de conhecimento dos usuários foi percebida pelos questionamentos que surgiram nas atividades, refletindo como a falta de comunicação prejudica a assistência à saúde. Observou-se também grande vontade dos mesmos em conhecer os seus direitos, uma vez que muitos relataram já terem seus direitos negligenciados pela falta de conhecimento. As avaliações que o projeto oferecia indicavam o valor que a comunidade dá às informações e à possibilidade de participação na construção de um sistema que atenda às suas necessidades. A educação permanente com os funcionários os fez refletir se eles estão garantindo o acolhimento dos usuários. CONCLUSÃO: A comunicação entre usuários e profissionais é a porta de entrada para o fortalecimento de um sistema que respeite e ofereça um serviço humanizado. O enfermeiro, tem a possibilidade de mobilizar a comunidade usando a educação, na garantia de que a mesma esteja instruída sobre os seus direitos.