Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIA ATIVA: UMA EXPERIÊNCIA ÊXITOSA NA DISCIPLINA DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
AYSLANE DA SILVA SOUZA
Autores:
- Aline Alvim Ferreira
- Paola Moreira Soares
- Júlia Cláudio Campanholi
- Patrícia Costa dos Santos da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A profissão de enfermagem exige competências e habilidades para se adaptar a diversidade de cenários e situações da prática clínica. Nesse sentido, a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE) torna-se uma ferramenta que possibilita a utilização de tais competências e habilidades para que se alcance a excelência no cuidado de enfermagem. Dessa forma, faz-se necessário que a formação o enfermeiro propicie o desenvolvimento de tais competências, nesse aspecto as metodologias ativas, estimulam o raciocínio clínico e o protagonismo dos estudantes na construção do processo ensino-aprendizagem de forma crítica. Objetivo: Relatar a experiência dos alunos na disciplina de SAE. Relato de experiência: As práticas da disciplina SAE foram realizadas no ano de 2017 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em três setores: Clínica Médica, Cirúrgica II e Pronto Socorro, os participantes foram os alunos do terceiro período da Graduação de Enfermagem. Durante as atividades, os alunos eram estimulados a levantar os problemas, realizar o exame físico e identificar os diagnósticos de enfermagem prioritários, os resultados esperados e as intervenções de enfermagem. Ao final os alunos discutiam os casos e elaboravam os estudos de caso. Resultados: No levantamento de dados era recolhido informações sobre estilo de vida, relação social, doenças já existentes, praticas religiosas, fatores de riscos ambientais e históricos de doença familiar. Posteriormente realizavam-se os exames físicos de cabeça e pescoço, cardiológico, sistema gastrointestinal e respiratório onde, os alunos já começavam a interligar possíveis diagnósticos de enfermagem, sendo que essa vivência foi essencial aos discentes para o desenvolvimento do raciocínio clínico, diálogo, interação e visão crítica. Outro ponto chave muito interessante para o grupo era a realização de diagnósticos de enfermagem pelo NANDA North American Nursing Diagnosis Association, com isso era possível realizar uma intervenção para tal problema do paciente, finalizando com a anotação de enfermagem relatando todos os procedimentos realizados, abrindo a visão no campo de enfermagem. Conclusão: É de fundamental importância para a formação acadêmica de enfermagem a utilização da metodologia ativa na disciplina de SAE, pois, nela podemos vivenciar o papel do enfermeiro como administrador de cuidados, ao paciente.