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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE APLICADA À PACIENTES DO PROGRAMA HIPERDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RUTH SILVA DE OLIVEIRA
Autores:
  • Cláudia Cristina Pinto Girard
  • Rildileno Lisboa Brito da Silva
  • Rodrigo Souza Cardoso
  • Thainá Laize de Souza Papacosta
  • Vanessa do Socorro Lisboa Balieiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Hiperdia, criado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Assistência Farmacêutica para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), possui como objetivo cadastrar, atender e acompanhar portadores de hipertensão e diabetes, para ampliar ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dessas doenças. Este estudo objetiva relatar a experiência vivenciada em uma Unidade Básica de Saúde, por acadêmicos de enfermagem no município de Tucuruí-PA, no período de outubro a novembro de 2016 e relacionar as ações assistenciais realizadas na Unidade e as preconizadas pelo Ministério da Saúde, quanto ao programa Hiperdia. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, a partir de uma ação educativa com hipertensos e diabéticos, utilizou como técnica de coleta de dados o diário de campo e a observação participativa nas atividades clínicas e gerenciais da unidade. Inicialmente, foram realizadas visitas domiciliares dos acadêmicos, acompanhados pelo Agente Comunitário de Saúde, juntamente com a professora de Enfermagem Comunitária II, aos hipertensos e diabéticos cadastrados no programa Hiperdia. Após a realização das visitas, houve uma intervenção educativa, com 43 pessoas através de dinâmicas e palestras, com a participação de profissionais como, nutricionista, educador físico e enfermeiros. Para tal, os temas foram abordados de acordo com as dúvidas mais prevalentes dos participantes por meio da identificação das causas, da quebra de mitos e dos fatores relacionados aos agravos decorrentes da baixa adesão ao tratamento e não aceitação do estado clínico e crônico. A ação educativa contou com a participação de uma nutricionista, para enfatizar os aspectos referentes à alimentação saudável, além disso, foi acrescentada à ação, um educador físico, que fez demonstrações de exercícios físicos que podem ser realizados pelos usuários hipertensos e diabéticos como estratégia de prevenção de agravos à saúde. Durante a implementação da ação educativa em saúde, observou-se uma ampla participação da comunidade, demonstrando a compreensão do que foi proposto. Tendo essa, interagido nas palestras e dinâmicas, compartilhando experiências e quebrando tabus a respeito do assunto. Diante disso, obteve-se êxito ao sensibilizar a população quanto aos riscos e agravos de diabetes e hipertensão e a importância da adesão integral ao Hiperdia por essa população.