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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
SELO DA QUALIDADE-COFEN: AVANÇANDO NA PRÁTICA INOVADORA DO CUIDADO
Relatoria:
FRANCISCO ANTONIO DA CRUZ MENDONÇA
Autores:
  • Maria Dayse Pereira
  • Jackeline Osterno de Carvalho Barreto
  • José Iran Oliveira das Chagas Júnior
  • Ingrid Giovana Mota Lins
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, Legislação e Trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Selo da Qualidade do Cofen fundamenta-se na Lei n. 5905/1973, que cria o Sistema Cofen/ Conselhos Regionais e estabelece, no seu Art.8º, inciso X, que é competência da autarquia promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional, bem como, o Art.15, que estabelece no inciso VIII, zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam. Foi aprovado por unanimidade pelo Plenário do Cofen, em sua 479ª Reunião Ordinária, cujas denúncias causadas pela fragilidade do gerenciamento de Enfermagem, motivaram sua idealização. Nesta perspectiva, considera-se a “gestão como recurso estratégico que prioriza a responsabilidade ética-social com a qualidade, suscitando às práticasavançadas de qualidade do processo do cuidado”. Objetivou-se reconhecer e estimular o desenvolvimento da Gestão de Enfermagem pelas boas práticas estabelecidas no âmbito da qualidade. Trata-se de um estudo exploratório, do tipo relato de experiência, no período entre maio e setembro/2017 com o desenvolvimento do planejamento estratégico para a construção do selo de qualidade no Conselho Regional de Enfermagem do Ceará. As metas, os resultados das avaliações, os planos de melhorias em andamento e as situações que causem ou possam causar insatisfação devem ser do conhecimento de todos os profissionais do quadro funcional do Serviço de Enfermagem e, em particular, dos diretamente envolvidos, para que eles possam contribuir com a melhoria da satisfação dos clientes e com a redução da incidência de reclamações. Conclui-se que o estudo remete à necessidade de intensificação às atividades de educação permanente, contribuindo para melhoria dos resultados da instituição e satisfação dos profissionais à assistência segura.