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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM DIABETES NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PAPEL DO AGENTE COMUNITÁRIO
Relatoria:
GEOVANA DOS SANTOS VIANNA
Autores:
  • Roseanne Montargil Rocha
  • Laís Souza dos Santos Farias
  • Isabella Ramos dos Santos
  • Fernanda Alves Barbosa
  • Priscila das Neves Miranda
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Considerado como problema de saúde pública, o Diabetes Mellitus (DM) está entre as principais condições crônicas da população brasileira, sendo causa de outras morbidades e alto índice de mortalidade. Atualmente, apresenta-se como grande desafio para os sistemas de saúde, por ser uma patologia de múltiplas etiologias, a qual está associada a diversos fatores, como: transição epidemiológica, transição nutricional, urbanização, estilo de vida sedentário cada vez mais frequente em todas as idades, obesidade, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida das pessoas com diabetes. A educação em saúde constitui como importante aliado para o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento adequado, evidenciando, dessa forma, a importância da promoção da saúde e prevenção das doenças como parte do processo educativo. O objetivo foi identificar a produção científica sobre a importância da educação em Diabetes Mellitus na Estratégia de Saúde da Família acerca do papel dos agentes comunitários de saúde no período de 2007 a 2017. Trata-se de uma Revisão de Literatura do tipo integrativa, realizada na base de dados LILACS e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Constituíram-se como critérios de inclusão: abordagem da temática a ser investigada, idioma português e/ou inglês, disponibilidade online gratuitamente na íntegra e publicação nos últimos dez anos. Foram identificados 12 artigos, e após a leitura parcial, selecionou-se apenas 8 que atendiam aos critérios de inclusão. Encontrou-se nos resultados que foram utilizadas metodologias com abordagem qualitativa e/ou quantitativa, no período entre 2007 e 2017 e idioma brasileiro. Pode-se definir três categorias para análise dos principais resultados: O impacto da doença, a importância da educação em saúde na estratégia de saúde da família e a relação da educação em diabetes sob o papel dos agentes comunitários de saúde. Nesse sentido, percebeu-se que a doença era vista com grande impacto, afetando de forma negativa a vida desses sujeitos, por isso a educação em saúde configura-se como uma estratégia tão importante, possibilitando, através do processo educativo uma visão holística por parte dos agentes comunitários, já que eles são considerados como um elo de ligação entre a comunidade e o serviço de saúde da atenção primária.