Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
CONTEÚDOS DA ÁREA DE GESTÃO E GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM HIERARQUIZADOS POR PROFESSORES ESPECIALISTAS NA ÁREA
Relatoria:
THAYZA MIRELA OLIVEIRA AMARAL
Autores:
- Thayza Mirela Oliveira Amaral
- Jouhanna do Carmo Menegaz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Em seu artigo “Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform”, Shulman (1987) apresenta os conceitos de fontes de conhecimento base, conhecimento base para o ensino e Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico, a fim de contribuir para a profissionalização da docência e elaborar subsídios para fundamentar a reforma educativa (BACKES et al., 2017). Em um estudo Delphi sobre a ação e raciocínio pedagógico de professores de universidades públicas em áreas do conhecimento de Enfermagem, investiga-se os conceitos de Shulman. Na primeira fase do estudo, destaca-se o conhecimento de conteúdo, que diz respeito ao domínio do professor sobre a disciplina que leciona (SHULMAN, 2005). Objetivo: Hierarquizar os conteúdos da área de gestão e gerenciamento em ordem de prioridade na percepção de especialistas na área de gestão e gerenciamento. Metodologia: Trata-se de e-Delphi, desenvolvido em quatro rodadas conduzidas no software SurveyMonkey, com a participação de professores de instituições públicas, agrupados em sete áreas do conhecimento de Enfermagem: saúde do adulto e do idoso; saúde da mulher; saúde da criança e adolescente; saúde mental; saúde coletiva; enfermagem fundamental e gestão e gerenciamento. Os dados aqui apresentados referem-se a pergunta nove apresentada na forma de questão do tipo classificação, no formulário da rodada 2 da área de enfermagem na gestão e gerenciamento, na qual 12 professores participaram, especialistas na área, de diversas cidades e regiões do país. Resultados: Na rodada 1, qualitativa, os professores mencionaram conteúdos que consideravam importantes para a formação do enfermeiro. Na rodada 2, hierarquizaram por ordem de importância tais conteúdos: Modelos de Gestão (n:6, 50%); Liderança (n:5, 41,67%); Supervisão e Processo Decisório empatados (n:4, 33,33%); Gestão de Materiais, Resolução de Conflitos, Trabalho em Equipe, Organização dos Serviços de Saúde, Educação Permanente, Gestão de Pessoas, Teorias da Administração e Processo de Trabalho (n:3, 25%); Educação Continuada, Sistema de Informação, Empreendedorismo; Teorias de Enfermagem e Dimensionamento de enfermagem (n:2, 16,67%); Relacionamento Interpessoal (n:1, 8,33%). Conclusão: Observa-se que aspectos técnicos, como os modelos de gestão, sobrepõem os relacionais, como o relacionamento interpessoal. Conhecer os conteúdos que os especialistas na área consideram prioritário é o ponto de partida para a análise do egresso. Maiores análises estão sendo realizadas.