LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA ACADÊMICA COMO FORMA DE ENSINO/APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL
Relatoria:
ANDRE LUCAS DA SILVA COSME
Autores:
  • Hozanah Nunes Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno que busca nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação uma aproximação com a carreira docente, além da exploração do seu crescimento intelectual e pessoal. Sabendo que a educação continuada e uma das competências gerais a serem adquiridas pelo enfermeiro, busca-se na monitoria uma forma de estar aprimorando mais os conhecimentos. OBJETIVO: Apresentar a experiência vivida enquanto acadêmico no desempenho de atividades de monitoria voluntária, por meio da disciplina de Fundamentos Semiológicos e Técnicos de Enfermagem, durante os semestres letivos de 2018/1 e 2018/2 e sua contribuição para uma melhor formação profissional. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência que descreve as vivências de um acadêmico de enfermagem durante o ano letivo de 2018. A monitoria foi realizada no laboratório de enfermagem com desenvolvimento prático pelos acadêmicos utilizando os materiais disponíveis. Foram disponibilizadas monitorias coletivas, com no mínimo cinco pessoas e no máximo 10 conforme a necessidade dos mesmos e disponibilidade de horários. RESULTADOS: O desenvolvimento das monitorias permite uma experiência única ao monitor, no qual ao compartilhar seu conhecimento e experiência, mante-se ele em constante aprendizado. Onde para isso e necessário que o acadêmico contribua positivamente na monitoria para o aprendizado, obtendo confiança na fala, deve-se expressar de maneira clara e objetiva, possibilitando melhor compreensão dos conteúdos abordados. As atividades realizadas pelo monitor vão desde acompanhamento das aulas teóricas/práticas e avaliações, orientações e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Há dificuldades como a sobrecarga de responsabilidade, conciliar aula com monitoria, disponibilidades de horário entre outras, porém também são grandes os benefícios que são evidenciados no bom rendimento acadêmico tanto dos monitores quanto dos alunos. CONCLUSÃO: É de grande importância a monitoria pois favorece tanto o acadêmico/aluno quanto o acadêmico/monitor, solidificando os conhecimentos através da monitoria. Ela oportuniza um contato mais próximo com a docência, a possibilidade de rever os conteúdos, e de relacionar-se com outros estudantes, assim adquirindo segurança na realização de habilidades técnicas, contribuindo para a formação de profissionais qualificados para o exercício da profissão.