Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ESF NA NUVEM: O USO DO GOOGLE DRIVE COMO FERRAMENTA DE ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EQUIPE
Relatoria:
LETÍCIA TEIXEIRA QUARESMA
Autores:
- Maria Lucilene Pereira Garcia
- Roberta Rodrigues Trotta
- Angela Maria Caldas do Carmo
- Eliane Aquino de Menezes Cardoso
- Márcia Maria Pereira Rendeiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica (Brasil, 2017) a Atenção Básica é estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do SUS, sendo constituída por uma equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, coordenando o cuidado e atendendo as necessidades de saúde das pessoas do seu território. Torna-se um desafio para a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) a coordenação do processo de trabalho de forma a suprir todas as necessidades da população adstrita, principalmente quando não se dispõe de ferramentas adequadas para facilitar o trabalho. Para Pinto e Rocha (2016), as mídias sociais têm sido utilizadas como forma de dinamizar o fluxo de dados e informações para a tomada de decisão, contribuindo para a questão da produção do conhecimento em redes e a ampliação dos canais de comunicação para acesso aos serviços de saúde. Objetivo:Facilitar a organização e comunicação da equipe de ESF através do Google Drive e suas ferramentas. Metodologia: Este estudo baseia-se no relato de experiência de uma Unidade Básica de Saúde, formada por cinco equipes de ESF no Vale do Paraíba - São Paulo, no uso do Google Drive como uma ferramenta de trabalho. Resultado e Discussão: O uso de papel é um dificultador no processo de acompanhamento de uma comunidade dinâmica, com entrada e saída de usuários e mudanças constantes nas situações de saúde. Os indicadores também são prejudicados por ser necessário a realização manual dos mesmos, assim como esta informação normalmente fica centrada em um profissional da equipe, na maioria das vezes o enfermeiro. A diversas ferramentas dentro do Google Drive, disponível sem custo para qualquer pessoa, permite o uso de planilhas, documentos, apresentações e agenda, entre outros. A organização pode ser separada por assuntos em diversas pastas, permitindo o acesso de visualização e/ou edição por toda a equipe, em qualquer computador da unidade. Os mesmos podem utilizar através de usuário e senha compartilhados pela equipe ou a partir de permissões concedidas pelo administrador. Conclusão: O uso das ferramentas facilitou o processo de trabalho da equipe, forneceu maior quantidade de indicadores para o acompanhamento. A adesão da equipe, incluindo os agentes comunitários de saúde, foi positiva. Mesmo as pessoas com maior dificuldade, conseguiram visualizar os benefícios. Descritores: Estratégia Saúde da Família; Organização e Administração; Tecnologia Biomédica.