LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Relatoria:
TALYANA MACEIÓ PIMENTEL
Autores:
  • Willame Oliveira Ribeiro Junior
  • Lidiane Assunção de Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde pode ser definida como um processo de aprendizagem pautada na relação entre o usuário e o profissional de saúde na construção de conhecimentos para uma melhor autonomia dos usuários em comparação aos cuidados pessoais que eles podem exercer. Para a efetivação deste processo, vem sendo utilizadas as metodologias ativas. Elas permitem que o usuário deixe de ser um agente passivo, que apenas recebe orientações, e passa a ser um agente ativo, contribuindo na construção do cuidado e expondo suas opiniões e conhecimentos do cotidiano, assim desenvolvendo o sua autonomia. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no uso de metologias ativas no processo de educação em saúde em uma Estratégia Saúde da Família (ESF). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, qualitativo. Foram realizadas duas ações em educação em saúde com usuários de uma ESF de um bairro da região periférica do município de Belém (PA). As ações contaram com metologias ativas em uma roda de conversa, realizando uma dinâmica de “mitos e verdades” acerca de doenças crônicas. RESULTADOS: Os acadêmicos puderam perceber que a metodologia utilizada no processo de educação em saúde auxiliou na interação dos usuários com os acadêmicos. Por meio desta interação, pode-se efetivar um vínculo com os usuários, assim facilitando o objetivo da ação que consistia na conscientização de boas práticas para prevenir e controlar doenças crônicas como a diabetes e a doença hipertensiva. Observou-se, também, que o aprendizado foi eficaz, pois experiências foram compartilhas e dúvidas foram esclarecidas. CONCLUSÃO: Logo, esta experiência contribuiu para a formação dos acadêmicos de enfermagem acerca da importância do uso da educação em saúde nos diversos espaços de atuação do enfermeiro, fortalecendo o vínculo com os usuários e a concretização da assistência de enfermagem.