Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
USO DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RAPHAEL SILVA RODRIGUES
Autores:
- Greyce Kelly do Carmo
- Patrícia Costa dos Santos da Silva
- Cristiane Martins Cunha
- Suely Amorim de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Com a utilização de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, o uso da simulação colabora com a construção do conhecimento pelo aluno, partindo de uma base teórica previamente adquirida e inter-relacionando com a prática de uma simulação realística. OBJETIVO: Descrever o relato de experiência de um monitor de Sistematização de Assistência em Enfermagem (SAE), como ator de simulação realística de interpretação de casos clínicos para execução de exame físico, por alunos de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de um graduando de enfermagem, monitor da disciplina de SAE no primeiro semestre de 2018, com práticas ocorridas em laboratório de enfermagem de uma Universidade Pública brasileira, com acadêmicos de enfermagem que cursavam a disciplina. Os alunos foram divididos em grupo pela professora responsável pela prática da disciplina e, logo em seguida, feito sorteio para que 1 acadêmico ou 1 dupla de acadêmicos fizessem a anamnese com o ator e, em seguida, verificarem e executarem o exame físico prioritário do caso clínico simulado no momento da prática (gastrointestinal ou respiratório). RESULTADO E DISCUSSÃO: A simulação do caso clínico era feita pelo monitor de SAE, sendo previamente montado pelos docentes envolvidos, um caso clínico, com descrição da história clínica breve, dos sinais e sintomas, sugerindo e direcionando a interpretação da coleta, ou seja, desenvolvendo o raciocínio clínico no momento da prática (breathing). O(s) acadêmico(s), por meio de anamnese e aprofundamento dos principais sinais e sintomas descritos inicialmente e/ou simulados pelo monitor durante a ação, eram direcionado(s) ao sistema a ser avaliado através do exame físico. Após a execução de todas as etapas da propedêutica, os alunos eram reunidos para o the breathing. CONCLUSÕES: Portanto, observou-se que a simulação realística é de grande importância, por facilitar a compreensão entre conhecimento teórico previamente aprendido com a prática executada nas simulações.