LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
O PODER TERAPÊUTICO DA LEITURA
Relatoria:
JESSICA MIRANDA COSTA
Autores:
  • GLÓRIA DE FÁTIMA LIMA DOS SANTOS
  • NAYARA MARY ANDRADE TELES MONTEIRO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A leitura constitui-se um meio fundamental para o desenvolvimento intelectual e cultural, pois propicia ao indivíduo um amplo leque de conhecimentos e significados acerca do mundo ao tempo em que lhe fornece todos os meios para decifrá-lo. Todavia, muito se tem descoberto a respeito dos inúmeros benefícios da prática leitora e seu efeito humanizador e terapêutico que estão extrapola a mera estimulação da capacidade cognitiva. O incentivo a leitura independe do ambiente em que o possível leitor esteja inserido, entretanto, é preciso que aconteça de modo prazeroso e o mediador esteja atento às especificidades de cada leitor. Dessa forma, o presente artigo objetiva refletir acerca dos efeitos terapêuticos proporcionados pela leitura nos pacientes e nos mediadores de leitura que atuam no projeto de extensão “Ler Faz Bem à Saúde”, que está vinculado ao Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER/UESC e realiza sessões de leitura em hospitais na cidade de Itabuna-Ba. Os benefícios proporcionados pela leitura terapêutica se estendem a diferentes pessoas de faixas etárias distintas, nas atividades que são realizadas na ala pediátrica e na hemodiálise dos hospitais visitados. A metodologia de atuação está pautada no desenvolvimento de atividades planejadas em um espaço de construção coletiva que envolve contações de histórias, trocas de experiências e práticas que estimulam o hábito da leitura como fator fundamental na promoção do bem-estar físico e emocional dos pacientes e permite aos mediadores vivenciar os textos a serem lidos, interpretá-los e perceber os sentimentos por eles despertados em seu interior. A escolha de cada gênero literário é criteriosa e qualitativa buscando oferecer experiências catárticas, despertando sentimentos e sensações diversas: alívio, medo, alegria, tristeza, no intuito de instigar os sentidos humanos e uma ressignificação da vida. Assim, a partir da realização de práticas leitoras proporciona-se uma fuga da realidade, de modo que, naquele momento, a dor da situação enfrentada seja sublimada e em seu lugar alívio, esperança e expressão de pensamentos e sentimentos positivos emirjam, reduzindo a ansiedade, potencializando o autoconhecimento na identificação com os personagens e narrativas ou nos versos de um poema, permitindo-lhes uma nova perspectiva no enfrentamento das dificuldades, o que pode contribuir significativamente para a recuperação da saúde.