Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ABORDAGEM RESILIENTE EM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
LAYLA CORREA LINHARES
Autores:
- Isabel Cristina Ribeiro Regazzi
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ingresso na universidade gera uma mudança no cotidiano do graduando, estando submetidos a uma grande carga de estresse e ansiedade. Diante da complexidade do curso de enfermagem e o lidar constante com o sofrimento humano, os discentes desse curso regularmente desenvolvem sentimentos de insegurança perante as atividades exigidas durante o processo de formação, podendo assim vir a desenvolver distúrbios decorrentes do estresse, ocasionando a diminuição do rendimento acadêmico. A abordagem resiliente demonstra ser uma ferramenta a ser empregada na redução do estresse na vida acadêmica. OBJETIVO: mapear os dados na literatura sobre a abordagem resiliente em graduando de enfermagem diante do estresse acadêmico. MÉTODO: Revisão integrativa de estudos publicados nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e IBECS nos anos de 2017 e 2018, escritos nos idiomas português, inglês e espanhol utilizando os descritores “Estudantes de enfermagem”, “Estresse”, “Resiliência Psicológica”. RESULTADO: Dos resultados obtidos foram encontrados 32 artigos, porém, apenas 12 publicações foram selecionadas para esse estudo. A partir da análise, evidenciou- se o estresse acadêmico na graduação desde o ingresso na universidade que traz mudanças no cotidiano até a associação teórico- prático que gera sentimentos de insegurança e estresse nos discentes ocasionado pelo escasso conhecimento. Nesse contexto, a resiliência é uma ferramenta poderosa para auxilia- los a vencer as adversidades, contudo, foi permitido constatar a escassez de estudos na literatura relacionada a essa temática. CONCLUSÃO: Acredita- se que este estudo apresenta grande contribuição, pois as informações aqui contidas podem mapear a construção de mecanismos saudáveis para os discentes com a finalidade de auxiliá-los no fortalecimento das adversidades do estresse da vida acadêmica.