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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA DE ENFERMAGEM: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO SOBRE A ÓTICA DO MONITOR
Relatoria:
ANA PAULA ORTELAN ZANOTTI
Autores:
  • JAMILLE DO AMARAL SANTOS
  • CLAUDIA DE SOUZA DOURADO
  • CAROLINE FEITOSA DIBAI DE CASTRO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que atende as necessidades de formação acadêmica e contribui nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, ela é entendida como instrumento para a melhoria do desempenho acadêmico através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Objetivo: Descrever as atividades de monitoria de Semiologia ministradas no semestre corrente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado por uma discente do 6º período de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior como monitora da disciplina de semiologia durante o segundo semestre de 2017. As atividades de monitoria foram realizadas no laboratório de Semiologia e Semiotécnica da Instituição durante o período de quatro meses em dois dias alternados na semana e carga horária semanal de 06 horas, as atividades de monitoria totalizaram 110 horas. Resultados: A monitoria ofereceu suporte na revisão das habilidades práticas para os discentes em suas demandas individuais, além de ter sido um local de acesso aberto aos acadêmicos na busca de informações, dúvidas e inquietações, nesse sentido, foi um espaço de trocas de experiências, vivências e afetividades, resultando num ambiente amistoso e não engessado como nas atividades da disciplina vigente, isto favoreceu a construção de conhecimento conjunto e apoio psicológico, necessários para a realização das avaliações teórico-prático da disciplina e tendo como resultado um desempenho positivo dos alunos inseridos na monitoria, observou-se que na semana de avaliação havia maior frequência e quantidade de alunos. Conclusão: As atividades de monitoria contribuem tanto para o monitor, quanto para os alunos monitorados através da relação amistosa de troca de conhecimentos, de forma a despertar nos discentes interesses pelo ensino das práticas de enfermagem baseadas em evidências científicas e na abordagem humana e solidária na assistência à saúde. Para o monitor é uma atividade que estimula a busca contínua de conhecimento e que incita alto grau de comprometimento e responsabilidade. As experiências vivenciadas na monitoria acadêmica são marcas que ficarão impressas no intelecto e na vida de alunos que tem o privilégio de experimentar essa atividade, seja como monitor, seja como monitorado.