Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO E APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE METOLOGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LARISSA INGRID PEREIRA GONÇALVES DO NASCIMENTO
Autores:
- Amanda de Oliveira Galvão
- Jorge Alberto Alves Cabral Jr
- Frank José Silveira Miranda
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:Trata-se de relato de experiência envolvendo os discentes do curso de graduação em Enfermagem que cursaram a disciplina "Metodologia de Ensino em Enfermagem".Silva (2015),afirma que existe uma grande necessidade de transformar o ensino em Enfermagem,integralizando o objetivo de que o aluno é o principal sujeito na construção do conhecimento.OBJETIVO:Relataras experiências dos acadêmicos através da vivência no processo de ensino-aprendizado realizado pela disciplina.DESCRIÇÃO METODOLÓGICA:Trata-se de um relato de experiência, com foco no ensino-aprendizagem acerca da disciplina. As aulas foram realizadas as Segundas-Feiras na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no primeiro bimestre de 2018. O relato foi baseado na vivência dos acadêmicos acerca da inovação no ensino-aprendizagem da disciplina, como protagonistas,seres humanos e futuros profissionais de saúde e educação.RESULTADOS:Nos encontros foi possível identificar que a aula sai do formato tradicional, no qual os alunos são apenas receptores e passam a ser roda de conversa, que já incluiu shows de talentos e debates emocionantes,onde ambos são protagonistas, fortalecendo o vinculo entre docente e discente, o que configura um momento singular e de uma relevância inestimável para a formação profissional.DISCUSSÃO:As habilidades do ensinar estão sendo cada vez mais importantes na formação profissional. Diante dos resultados, é possível afirmar que, um método do qual o discente sente-se empoderado, cria-se oportunidades para uma formação crítico-reflexivo, a construção de novos perfis acadêmicos e a aprendizagem significativa.CONCLUSÃO:Nas aulas ministradas tivemos a oportunidade de transformar as situações usuais em aprendizado e construir o cuidado humano. O docente figurou-se como coadjuvante e teve como tarefa de estimular os discentes para uma nova aprendizagem. E nós discentes identificamos, reconhecemos e valorizamos os envolvidos no processo da construção coletiva do aprendizado.