LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: VALORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS
Relatoria:
ERICKA HOLMES AMORIM
Autores:
  • Rozileide Martins Simões Candeia
  • Hebe Janayna Mota Duarte Bezerra
  • José Madson Medeiros Souza
  • Luciana Ferreira de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Da necessidade de se ampliar o olhar sobre a formação profissional em saúde, observando os princípios do Sistema Único de Saúde, as metodologias ativas de ensino capacitam o aluno para além dos bancos da academia, efetivando sua aptidão para planejar e implementar ações que vão além do domínio técnico-científico. Através da aquisição de conhecimentos de modo ativo, o discente desenvolve novas habilidades, produzindo novos significados na construção da sua identidade profissional. Esse processo de aprendizagem significativa inova o olhar do profissional de saúde em formação, influenciando diretamente na sua prática assistencial. Objetivo: relatar a experiência vivenciada na docência com o uso de metodologias ativas que valorizam a aprendizagem e formação do enfermeiro por competências. Metodologia: trata-se de um estudo de reflexão acerca do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem baseado em competências, vivenciada por professores de uma instituição de ensino superior de referência no município de João Pessoa - PB. Esta reflexão partiu dos momentos de reuniões no semestre de 2018.1, onde eram discutidas as metodologias ativas para o ensino e assim se observou a necessidade de compartilhar tais achados. Resultados: o referido curso de enfermagem utiliza diversas metodologias ativas no seu processo de ensino, dentre elas tem-se: estudos de casos, simulações realísticas, aprendizagem 3.0, sala de aula invertida, aprendizado baseado em times (TBL), aprendizado baseado em problemas (PBL). O uso dessas e outras metodologias tem refletido significativamente no aprendizado dos discentes uma vez que a proposta é colocar o aluno no centro e co-autor do seu aprender. Dessa forma o discente se enxerga como sujeito do seu processo de aprendizado. Conclusão: as metodologias ativas são imprescindíveis às novas demandas da educação e mercado de trabalho, uma vez que as exigências para com os novos profissionais têm aumentado, principalmente em busca de enfermeiros com características diferenciadas, resolutos e ágeis. Para tanto, não se pode pensar em processo de ensino sem que o aluno seja o autor e o principal responsável pelo seu aprendizado; sendo alcançado por meio do uso de metodologias ativas de ensino.