LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE EVASÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO INTERIOR DO MATO GROSSO
Relatoria:
ERICA GABRIELE DA SILVA PEREIRA
Autores:
  • Michelly Lemes da Silva Paniago
  • Neide Tarsila da Costa Araújo
  • Luciene Mantovani Silva Andrade
  • Ronei Victor Soares Ferreira
  • Bruna Eduarda Zdradek de Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: O fenômeno de evasão é observado nas instituições de ensino superior brasileira desde o ano de 1995 com a criação da comissão especial de estudos sobre a evasão nas universidades públicas. Visto que, quando o acadêmico não recebe informação sobre a vivência universitária, ele sofre abruptamente com essa transição, sabe-se que a adaptação ao ambiente acadêmico e o apoio ofertado por parte dos docentes são ações necessárias, pois, a universidade deve posicionar-se como principal mediador da permanência e da satisfação do acadêmico durante a graduação. OBJETIVO: Conhecer à percepção dos docentes do curso de enfermagem de uma Universidade pública no interior do Mato Grosso sobre a evasão dos acadêmicos do curso de enfermagem. METODOLOGIA: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com docentes do Curso de Enfermagem de uma universidade pública. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada gravada e transcrita, respeitando as normas éticas de pesquisa com seres humanos. A análise de dados foi orientada pela técnica de análise da temática, uma das modalidades de análise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados obtidos evidenciaram que os professores têm conhecimento do índice de desistência do curso de enfermagem, deste modo estão acrescentando em suas aulas metodologias ativas e estratégias que insiram o discente como peça ativa no processo de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: Diante disso, não se pode deixar de apontar a importância dos docentes como agentes operantes do ensino, o qual tem a capacidade de desenvolver ações de incentivo e motivação. Espera-se que esta pesquisa colabore com outros estudos sobre evasão, favorecendo maior visibilidade do problema e contribua no processo de mudanças.