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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatoria:
ANDRE LUCAS DA SILVA COSME
Autores:
  • Silvana Margarida Benevides Ferreira
  • Viviane Pereira Bacarin
  • ADRIANNE RITA CARDOSO MANCUSO BROTTO F. DE SANTANA
  • LYA CARLA DE SIQUEIRA CAMPOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: Cuidar de enfermagem abrange uma série de etapas a serem desenvolvidas no âmbito acadêmico. Nesse processo o acadêmico necessita para a sua formação de uma postura inovadora, ser crítico-reflexivo, e consciente de suas responsabilidades ética, política e profissional, além de estar consciente das competências gerais que se fazem essenciais para uma formação de excelência profissional. OBJETIVOS: A presente pesquisa tem por finalidade compreender, por meio de revisão de literatura, as competências gerais adquiridas pelos enfermeiros no campo de estagio supervisionado, bem como conhecer as dificuldades encontradas no processo de saber-fazer, deficiências e qualidades gerenciais e os seus benefícios. METODOLOGIA: Pesquisa de revisão de literatura qualitativa, para a busca dos estudos primários foram selecionados aqueles estudos que discutissem as competências profissionais do enfermeiro no estágio supervisionado, assim como suas dificuldades e benefícios. RESULTADOS: O estágio é o momento em que o aluno entra em contato com a realidade do mundo de trabalho e a saúde da população, assim ajudando-o no processo de associar teoria com a prática. Deve-se ser oferecido pelo professor um planejamento institucional, uma vez que preparar tecnicamente o aluno para esta atividade, por si só não é o bastante. Faz-se necessário a criação de grupos para troca de experiências, estudos de casos, reflexões, agindo como forma de prepará-los para enfrentar esse tipo de situação, além de ser assegurada a efetiva participação dos enfermeiros do serviço de saúde onde se desenvolve o estágio, pois tem ele papel fundamental no processo de aprendizagem do aluno que desenvolve o estágio curricular em sua unidade de competência, pois será uma referência importante de trabalho. CONCLUSÃO: A existência de uma relação segura e importante entre a teoria e a prática para o acadêmico é necessária, auxiliando-o no seu processo de saber fazer, acompanhado do seu enfermeiro supervisor, sendo este o apoio e o responsável por ser o modelo a seguir pelo futuro enfermeiro. As discussões aliada as implementações de práticas visando a melhoria da qualidade do estágio supervisionado são necessárias no setor da educação em enfermagem, elevando futuramente a classe na esfera da educação consequentemente também no mercado de trabalho.