LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A GESTÃO DA REGULAÇÃO EM SAÚDE NO SUS
Relatoria:
AURILÍVIA CAROLINNE LIMA BARROS
Autores:
  • AMANDA CRISTINA DE SOUSA COSTA
  • JOSE YTACIANO SILVA BEZERRA
  • KLLECYA CUNHA DE ABREU
  • JOSE DE RIBAMAR ROSS
  • FERNANDA CATARINA GOMES DA SILVA
  • JAINARA GOMES DA SILVA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A qualificação da regulação é fundamental para promover a integralidade da atenção e a equidade do cuidado em saúde, aperfeiçoando as redes integradas e regionalizadas. As metodologias ativas (MA) baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, colocando o especializando como principal agente de sua aprendizagem. OBJETIVOS: Descrever a experiência da construção do conhecimento de uma especializanda sobre gestão em regulação em saúde utilizando metodologias ativas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma especializanda do curso de Regulação em Gestão dos Serviços de Saúde. O curso teve duração de 10 meses e participaram 40 profissionais inseridos na gestão e assistência do Sistema Único de Saúde de uma regional de saúde do Estado do Maranhão. Metodologias ativas foram utilizadas com a mediação do facilitador através de estratégias educacionais no processo ensino-aprendizagem. RESULTADOS: O curso iniciou com o acolhimento e dinâmica para formação de grupos. Uma narrativa sobre as expectativas do curso foi elaborada por cada especializando. Entre as estratégias educacionais utilizadas foram a Viagem Educacional, que através de filmes eram feitas discussões com relação à vivência profissional e o compartilhamento de sentimentos em relação ao mesmo; O portfólio, uma coleção de trabalhos do aluno utilizada como proposta de avaliação e possibilitou a reflexão sobre seu desenvolvimento, relatando o processo de aprendizagem; O TBL, aprendizagem baseada em equipes, que são vídeos transmissões com os tutores online discutindo sobre o tema e fazendo suas contribuições, levando em consideração o conhecimento prévio do especializando; e a confecção de um Projeto Aplicativo (PA), desenvolvida em um pequeno grupo com foco na construção de uma intervenção na realidade. A avaliação ocorria no final de cada encontro onde o facilitador orientava ao especializando fazer uma individual, do grupo e do próprio facilitador, de forma aberta e discursiva. CONCLUSÃO: Com a ajuda do facilitador um novo jeito de transmitir informações foi realizado por meio das metodologias ativas de ensino onde o especializando é responsável pelo seu próprio conhecimento. O curso proporcionou uma experiência no âmbito do serviço de Regulação em Saúde, permitindo dimensionar sua importância e suas fragilidades utilizando essa metodologia como principal forma de construção desse processo.