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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
CONHECIMENTO DE GESTANTES ACERCA DA GRAVIDEZ DE ALTO RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANNYELLI VICTÓRIA MOURA OLIVEIRA
Autores:
  • Alan Jefferson Alves Reis
  • Anna Katharinne Carreiro Santiago
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As gestações de alto risco são caracterizadas por algum distúrbio ameaçador à saúde da mãe ou do feto, decorrente do processo de gestar ou de alteração prévia agravada pela gravidez. Nesses casos há uma necessidade de um acompanhamento especializado, que possa contemplar todos os níveis de complexidade e que ofereça os procedimentos diagnósticos e terapêuticos necessários. OBJETIVOS: descrever a experiência de discentes em relação a oficinas sobre gravidez de alto risco. MÉTODOS: estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado por discentes do quinto semestre do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior, na disciplina Saúde da Mulher I, com gestantes de idade entre 25 e 40 anos, em uma maternidade de referência, no município de Teresina, Piauí. As oficinas foram realizadas por meio de escuta prévia das gestantes acerca da vivência da gestação de alto risco e rodas de conversa sobre os temas que emergiram dos discursos das gestantes, tendo como suporte também material expositivo (imagens e textos). RESULTADOS E DISCUSSÃO: a escuta prévia possibilitou aos alunos se apropriarem do conhecimento que as gestantes possuíam sobre a gestação de risco, desse modo pode-se perceber quão incipiente era o que sabiam, já que tiveram dificuldades para expressar o significado, os motivos da classificação de gestação de risco, e outros aspectos que envolvem essa condição clínica. O pouco conhecimento das gestantes acerca da temática tem relação direta com a assistência recebida, inclusive porque demandam acompanhamento diferenciado em maternidade de referência, o que sugere a necessidade de preparar essa mulher para as possibilidades de desfecho dessa gestação. A exposição dialogada por meio de rodas de conversas possibilitou desmistificar o tema, ao elucidar os principais pontos que envolvem a saúde materna e neonatal nessa condição, dentre os quais os riscos, o motivo da classificação e do atendimento em centro de referência, bem como outras dúvidas sobre os cuidados com a gestação. Além disso, proporcionou aos discentes se desenvolverem na perspectiva da educação em saúde, por meio da utilização de metodologias ativas e reflexões no que tange ao tema. CONCLUSÃO: A educação em saúde tem importância inegável para a prevenção de doenças e agravos, diante disso torna-se imprescindível a utilização desse recurso com vistas a proporcionar à gestante busca de qualidade de vida, autonomia e estímulo ao autocuidado.