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Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
ESTUDOS DE CASOS EM ENFERMAGEM: INTERLOCUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DOIS REFERENCIAIS METODOLÓGICOS
Relatoria:
LUCÉLIA TERRA CHINI
Autores:
  • Tamires Marta Caliari
  • Laís Fraga Alves De Oliveira
  • Thamiris Carolina Passos Nogueira
  • Murilo César do Nascimento
  • Simone Albino da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: os estudos de caso consistem em estudos empregados na prática de cuidados de enfermagem, com a finalidade de realizar um estudo profundo dos problemas e necessidades da pessoa, família e comunidade, proporcionando subsídios para que os enfermeiros estudem a melhor estratégia para solucionar ou reverter os problemas identificados. Objetivo: refletir sobre dois referenciais metodológicos que norteiam a realização de Estudos de Casos: o Roteiro Instrucional de Galdeano, Rossi e Zago e o Processo de Enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência, fruto da busca por referenciais metodológicos que guiassem a realização fundamentada dos estudos de caso. Resultados: os dois referenciais apresentam etapas complementares. O roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico tem por finalidade guiar o profissional de enfermagem, incentivar a reflexão acerca dos resultados encontrados e fornecer uma “sequência” para a apresentação do estudo de caso e elaboração do relatório. É constituído de questões norteadoras, identificação, resumo dos problemas ou alterações identificadas, fundamentação teórica, alternativas ou propostas, ações implementadas ou recomendadas e discussão. Por sua vez, o PE previsto na Resolução COFEN No 358/2009, é um instrumento metodológico que orienta o cuidado e a documentação da prática profissional da enfermagem. É constituído de cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, intervenção e avaliação. Pela exigência legal do Conselho Federal de Enfermagem, recomenda-se a utilização do PE. Conclusão: ao se apropriar desses referenciais notou-se que as etapas de desenvolvimento se complementaram, podendo-se utilizar da integração metodológica de ambos para fundamentar a realização de estudos de casos clínico oriundos do processo de cuidar, nos diferentes ciclos de vida, contribuindo com o desenvolvimento do corpo de conhecimentos em enfermagem. Como prática pedagógica, a utilização dos referenciais oportuniza ao acadêmico ser protagonista na sua formação, com produção de saberes e práticas, promovendo uma postura crítico-reflexiva essencial aos futuros enfermeiros para a atenção integral à saúde do indivíduo, família e comunidade.