LogoCofen
Anais - 21º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA DE ESTÁGIO CLÍNICO EXTRACURRICULAR VOLUNTÁRIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LUCIANY LOPES DA SILVA COSTA
Autores:
  • Regiana Loureiro Medeiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estagio extracurricular é o processo que permite ao universitário vivenciar experiências profissionais essenciais para o desenvolvimento de sua carreira, possibilitando que este conviva com profissionais experientes e coloque em prática o que ele aprendeu em teoria ,promovendo mais segurança ao acadêmico. Objetivo:relatar as experiências vividas durante estagio extracurricular voluntário em área hospitalar. Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo de natureza relato de experiência realizado através das reflexões de duas acadêmicas de enfermagem a partir da experiência de ter realizado estágio extracurricular voluntário supervisionado em um hospital na cidade de Ananindeua-PA, no período de 15 de junho de 2017 a 15 de dezembro de 2017 nos setores de clinica cirúrgica, bloco cirúrgico, Centro de materiais e esterilização(CME) e unidade de terapia intensiva adulta, com carga horária de 20 horas semanais, totalizando 540 horas ao final do estágio. Resultados: O estágio extracurricular nos proporcionou o privilégio de vivenciar a nossa futura profissão na prática e o sentimento de segurança adquirido para atuar na vida profissional.Na clinica cirúrgica desfrutamos a oportunidade de auxiliar na passagem de sondas nasogástricas e cateterismos vesicais,no bloco cirúrgico presenciamos diversas cirurgias, realizamos curativos de pós operatório, montamos e desmontamos Lap cirúrgico, na CME tivemos a oportunidade de aprender as nomenclaturas de diversificados instrumentos utilizados em divergentes setores hospitalares, as etapas da esterilização e a manusear autoclaves, no setor de terapia intensiva,auxiliamos em curativos infectados, banhos no leito e ganhamos prática em evoluções de enfermagem.Foi notória a percepção da relevância do trabalho harmônico entre a equipe multiprofissional e a importância do profissional com olhar holístico e humanizado como diferencial na assistência. Conclusão: Mediante os argumentos expostos nessa criação foi plausível que o estágio extracurricular proporciona a aprendizagem dentro da realidade e que prepara os acadêmicos de enfermagem mediante um mercado de trabalho competitivo, um diferencial na obtenção do primeiro emprego.Referências:BEZERRA,André Luis Dantas;ALMEIDA,Elzenir Pereira de Oliveira;MARTINS, Karina Raquel Modesto.Perspectiva de acadêmicos de enfermagem diante dos estágios supervisionados.Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista. V.9, n.1.P.56-73,jan./jun. 2016.