Anais - 21º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GUSTAVO MENDES DOS SANTOS
Autores:
- VIVIANE CARRASCO
- THAIRINE DANIELLE OLIVA AGUIAR
- LUIZA RODRIGUES CAMISASCA
- THAMIRES LORHANY CARVALHO FONSECA
- VICTÓRIA PERES SILVA
- RAIANA ARAÚJO RIBEIRO
- CAMILA KELLEN TEIXEIRA NASCIMENTO
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os primeiros socorros são definidos como práticas utilizadas na assistência a um indivíduo que esteja ferido ou doente de forma imediata, que visam ajudar na recuperação da vítima ou que objetivam mantê-la viva até a chegada do serviço médico pré-hospitalar. Os conhecimentos acerca dos primeiros socorros se fazem necessários em todas as faixas etárias e para todos os tipos de pessoas, visto que qualquer indivíduo pode precisar desse atendimento. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem ao realizarem uma educação em saúde com alunos do ensino fundamental acerca de práticas de primeiros socorros. Metodologia: Pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino superior inseridos no Projeto de Extensão: Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Os acadêmicos foram para três escolas de ensino fundamental e fizeram uma capacitação sobre os primeiros socorros com os alunos. No inicio abordaram sobre a importância de saber como realizar os primeiros socorros, depois dividiu-se a sala em grupos e deram a cada grupo um estudo de caso que abordavam situações de urgência e emergência. Os alunos deviam dizer como fariam para enfrentar a situação proposta para os demais colegas da classe e depois os acadêmicos fariam suas considerações, corrigindo ou completando a fala dos estudantes. Resultados: Foi percebido que o conhecimento dos alunos acerca dos primeiros socorros era escasso e que alguns citavam procedimentos que eles ou familiares realizavam que são consideradas erradas e inapropriadas. Alguns falaram que devia colocar pano ou algum objeto dentro da boca de uma pessoa em convulsão, que passavam pasta de dente, café ou gema de ovo em queimaduras. Relataram ainda que familiares já haviam ingerido bebida alcóolica em caso de picadas por escorpiões ou chupado o local da picada de cobra a fim de retirar o veneno. Os estudantes demonstraram interesse pelos temas e que haviam aprendido as práticas corretas e sua importância. Conclusão: Concluiu- se que ainda hoje, com a facilidade no acesso as informações, as pessoas utilizam de práticas empíricas e que muitas vezes podem piorar o quadro de saúde da vítima. Portanto o ensino de primeiros socorros nas escolas é de suma importância para que acidentes sejam evitados ou facilmente resolvidos de forma correta.