LogoCofen
Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
BURNOUT EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM
Relatoria:
ARIANE CALIXTO DE OLIVEIRA
Autores:
  • Alexandra Maria Almeida de Carvalho
  • Ananda de Mello Luz
  • Ana Beatriz Carneiro Ferrari
  • Nayara Aparecida Sanches Chagas
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ambiente acadêmico gera situações de estresse por ser um local competitivo. E a graduação em enfermagem permite situações de conflito e adaptação para o estudante, tais como a morte e a terminalidade. OBJETIVO: Verificar a síndrome de burnout em estudantes de enfermagem de um curso com metodologia ativa de ensino aprendizagem. METODOLOGIA: Estudo observacional analítico, com 72 estudantes do 3º e 4º anos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, em julho de 2016. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e o Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS). Análise estatística foi realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, versão 20.0. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 1.515.503. RESULTADOS: Apesar de não constatados estudantes com burnout, altos níveis no domínio exaustão emocional chamaram a atenção, o que representa um risco potencial para o desenvolvimento da síndrome de burnout. CONCLUSÃO: Estes resultados demonstram a necessidade de intervenção no processo da síndrome em estudantes de enfermagem e adoção de medidas para promoção de saúde mental.