Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE DE MONITORIA DA DISCIPLINA HABILIDADES I: VIVÊNCIA NA TEORIA E PRÁTICA
Relatoria:
GABRYELLE SOUZA FONTES
Autores:
- Ingrede Tatiane Serafim Santana
- Felipe de Souza Nery
- Rúbia Kelly Cortês Rocha
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O programa de Monitoria regulamentado pela Lei Federal nº 5540/68, permite a criação da função monitor como uma forma de implementação ao currículo do aluno de graduação. A monitoria é designada como um meio para integração dos alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão como uma forma de ensino aprendizagem, entendida como um instrumento na melhoria do ensino com finalidade de promover interação mútua entre discentes e docentes. Objetivo: Descrever as experiências na atividade de Monitoria na disciplina Habilidades e Atitudes em Saúde I (HAB I) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Lagarto/Sergipe, no ano letivo de 2016. Método: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido na disciplina HAB I, disciplina comum dos cursos de Enfermagem, Farmácia Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Terapia Ocupacional da UFS, a qual engloba assuntos de base curricular introdutória às ciências da saúde de forma teórico/prática. Vale ressaltar que a disciplina HAB I, tem como objetivo introduzir os discentes às ciências da saúde voltadas para a prática, desde os princípios de ética, bioética e justiça até técnicas de cuidados primários à saúde frente ao paciente em situações emergenciais. Além disso, proporciona instrumentos básicos para avaliação do cliente com anamnese, exame físico e sinais vitais. Resultados e Discussão: A atividade de monitoria, permite ao discente uma nova experiência no meio acadêmico, agora mais voltada para o ensino. Com o papel de ser um elo entre aluno e professor, o monitor é responsável por participar das discussões, demonstrar práticas e ajudar o discente em melhorar suas habilidades relacionadas ao aprendizado, além de estabelecer um relacionamento mútuo de aprendizagem visto que deve sempre manter-se atualizado com relação a disciplina correspondente. Conclusão: A atividade de monitoria além de enriquecedora para o currículo de acadêmicos de graduação oferece a oportunidade ao monitor de aumentar o seu conhecimento em debate atualizado e oferece experiência voltada para o ensino.