Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE ÀS GESTANTES NO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
TAYSE DE OLIVEIRA FREITAS
Autores:
- LAINE SILVA SERRA
- LUCIENE ROCHA GARCIA CASTRO
- ANÁLIA RABELO OLIVEIRA
- JESSICA RAIANE FREITAS SANTOS
- PAULA CRISTINA ALVES DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O pré-natal é um momento de preparação física e psicológica para o parto e para a paternidade/maternidade. A assistência pré-natal nada mais é do que a promoção da saúde e do bem-estar da mãe, do concepto e da família. A educação em saúde é eficaz para promover aprendizado prático e teórico, e é capaz de contribuir com a preparação para acontecimentos futuros, sendo assim, um elemento importante para promoção da sáude. OBJETIVO: Descrever a experiência de Acadêmicas de Enfermagem, vivenciada durante as atividades realizadas no ambulatório de uma Maternidade em São Luís-MA. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, produzido pelas acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), enquanto bolsistas do projeto de extensão, intitulado “EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA À MULHER EM VÁRIAS FASES DA VIDA”. O relato baseou-se nas vivências das atividades realizadas no primeiro semestre de 2017 no ambulatório da Maternidade Maria do Amparo. RESULTADOS: Enquanto extensionistas, os acadêmicos possuem atribuições específicas como a realização de educação em saúde. Nesse sentido assumem a postura de educadores buscando promover saúde e previnir doenças, assim como proporcionar às gestantes bem-estar, conforto, esclarecimento e reconhecimento de momentos críticos da gravidez. Através de uma abordagem coletiva e dinâmica, foi possível trabalhar estratégias para construção do conhecimentos das gestantes, onde espera-se que sejam colocados em prática. CONCLUSÃO: As atividades realizadas pelas acadêmicas tem a finalidade de produzir um saber que contribui para que as gestantes possam cuidar melhor de si e de seus familiares, gerando mais saúde e menos complicações durante o período de pré-natal, parto e puerpério. DESCRITORES: Educação em Saúde; Gestação; Pré-Natal. REFERÊNCIAS: SOUZA, Viviane; et al. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá- PR. Rev. Eletrônica Enfermagem, 2011. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v13/n2/v13n2a06.htm. Acesso em: 12 jul 2017; SANTOS, R. V.; PENNA, C. M. de M. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. Texto Contexto Enf. Florianópolis, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000400006.Acesso em: 12 jul 2017.