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Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
O APOIO INSTITUCIONAL COMO INCENTIVO NA MUDANÇA DO PROCESSO DE TRABALHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANALIA ANDREIA DE ARAÚJO NASCIMENTO
Autores:
- JOSÉ ADAILTON DA SILVA
- JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR
- MARIANA DE FIGUEIREDO SILVA
- CAMYLA CRISTINA MAIA DA COSTA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ/AB tem o intuito de melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos no serviço primário, a partir da pactuação com as Equipes de Saúde da Família-ESF. O Programa está organizado em Adesão e Contratualização, Certificação e Recontratualização além de um eixo estratégico transversal de desenvolvimento. A finalidade do apoio institucional é aprimorar o processo de trabalho das equipes com planejamento, monitoramento e avaliação que são metas fortalecedoras no processo de Certificação. OBJETIVO: Relatar a experiência discente no apoio institucional para o PMAQ/AB por meio de um projeto de extensão METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência dos graduandos em enfermagem da UFRN envolvidos no projeto extensão “Observatório em Saúde: Apoio Institucional para o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ/AB” – que envolve discentes, profissionais das ESF e gestores, durante o ano de 2016 e 2017. RESULTADOS: Os discentes foram capacitados e tornaram-se referência para as equipes, sendo realizadas rodas de conversas que discutiam a importância de se adequar ao processo de trabalho proposto, organizou- se a agenda de trabalho de tal forma que facilite a obtenção de um bom resultado na avaliação externa e logo no acesso e na qualidade a saúde. As equipes tiveram uma boa aceitação e modificaram os métodos vigentes, implantando as metas propostas em que já se tem produtos como a detecção e resolução de problemas encontrados, construção de instrumentos de registro e sistematização do trabalho em equipe. CONCLUSÃO: O apoio institucional aproxima os discentes da gestão da atenção básica, agregando valores na formação profissional. É notório que o pacto universidade-serviço trouxe benefícios bilaterais em que o discente obteve mais experiência prática e as ESF potencializaram o seu método de trabalho. REFERÊNCIAS: Ministério da Saúde (BR). Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ): manual instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.