LogoCofen
Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
A INFLUÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
JULIANE CONCEIÇÃO COSTA RIBEIRO
Autores:
  • ANA KEDMA CORREA PINHEIRO
  • BRUNO MESQUITA MAIA
  • MAIRA CIBELLE DA SILVA PEIXOTO
  • MARINA MARIA GUIMARÃES BORGES
  • NÁDIA PINHEIRO DA COSTA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas (LA) são entidades formadas por discentes, de diferentes anos da graduação, sob a supervisão de um profissional, objetivando incentivar o estudo de determinada área, em paralelo ao desenvolvimento de projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tradicionalmente as LA eram formadas por estudantes de medicina, mas esse panorama vem mudando principalmente pelo consenso global sobre a importância do atendimento multiprofissional e interprofissional a população. A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) foi uma das primeiras ligas no Estado a abrir espaço para discentes de outros cursos, favorecendo esta interação desde o início da formação. Atualmente a LAGGEPA conta com 16 discentes de enfermagem, sendo o segundo curso com maior número de ligantes. OBJETIVO: Relatar a vivencia dos acadêmicos de enfermagem, integrantes da LAGGEPA. METODOLOGIA: Relato de experiência dos ligantes, discentes de três Universidades do Município de Belém/PA, durante o período de maio de 2015 a maio de 2017. RESULTADOS: Durante este período os acadêmicos participaram de projetos de pesquisa, ensino, extensão, estágios e organização de eventos científicos, voltados a Geriatria e Gerontologia. As atividades possibilitaram experiências que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. Os discentes relataram satisfação e reconhecimento da relevância da LA em suas vidas acadêmico-profissional, onde os aprendizados acerca do envelhecimento e do ser idoso, sadio ou patológico, vêm sendo bem explorado, possibilitando esclarecimentos sobre o assunto. CONCLUSÃO: A LAGGEPA proporciona melhor interação multiprofissional e conhecimento sobre a atuação da enfermagem gerontológica, oportunizando a aquisição de experiências para a vida acadêmico-profissional. REFERÊNCIAS: SILVA, S. A.; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira De Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 410-425, jul/set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n3/1981-5271-rbem-39-3-0410.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2017.