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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
AULAS PRÁTICAS NO HOSPITAL: OPINIÃO DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
FABIANA LARISSA BARBOSA DA SILVA
Autores:
  • Biatriz Bezerra Castelo Cardoso Cruz
  • Mariana Elba Costa
  • Maira di Ciero Miranda
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O campo de prática oferece oportunidades de aplicação e aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a graduação, repensando a transição acadêmica para a profissional. A prática de enfermagem é fundamental para a formação do aluno levando-o ao momento específico de aprendizagem das habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional. É percebida não somente por ser um laboratório de aprendizagem, mais é visto também como um ambiente de interação onde cada elemento, vai influenciar a visão da realidade e assim surgir perspectivas que o aluno desenvolverá de si mesmo e dos demais. A primeira experiência hospitalar dos alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) ocorre no sexto semestre com a disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto em Situações Clínicas e Cirúrgicas possibilitando ao aluno planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem à pacientes adultos internados. OBJETIVO: Identificar os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos nos campos de prática da disciplina. METODOLOGIA: Relato de experiência de uma turma que cursou a disciplina no segundo semestre de 2016, cuja questão foi: O que influenciou positivamente e negativamente seu desempenho na prática hospitalar? RESULTADOS: Os alunos apontaram os seguintes pontos negativos: a inexperiência na execução dos procedimentos de enfermagem, devido à deficiência que muitas disciplinas anteriores deixaram, acarretando insegurança e dificuldade na tomada de decisão em relação à maneira correta de prestar o cuidado e o rodízio em diferentes setores e docentes dificultando a aquisição de autonomia para o desempenho das ações de enfermagem devido a pouca permanência em cada setor. O principal ponto positivo destacado pela turma foi à vivência de uma prática complexa não apreendida em sala de aula, onde o enfermeiro tem papel central na prestação do cuidado e na gerência da equipe de enfermagem buscando atender as necessidades do paciente de forma holística. CONCLUSÃO: Portanto o campo de prática é de fundamental importância para a formação profissional do futuro enfermeiro e deve ser repensado de forma a garantir maior aproveitamento do aluno no desempenho de seu papel dentro da instituição de saúde. REFERÊNCIAS: ITO, E. M. O Estagio Curricular segundo a percepção dos enfermeiros assistenciais de um hospital de ensino. [Dissertação] São Paulo: Universidade de São Paulo; 2005.