Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
PET GRADUASUS ENFERMAGEM UFTM: DESAFIOS DE PROCESSOS EM CONSTRUÇÃO SEGUNDO PRECEPTORES, TUTORES E DISCENTES
Relatoria:
FABIANO HENRIQUE OLIVEIRA SABINO
Autores:
- Daiane Alminda Marieta Torres
- Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira
- Júlia Cristina Molina Silveira
- Fernanda Lemos Lazarini
- Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Considerando o Projeto Político Pedagógico (PPP), a discussão de sua elaboração se faz necessária constantemente, com intuito de resgatar, re(considerar), re(fazer) e re(tocar) o caminhar do processo formativo de enfermeiros que possuam perfil crítico, reflexivo e ético.Objetivos: Promover a discussão do PPP do curso de graduação em enfermagem UFTM, segundo as diretrizes curriculares nacionais para a formação de recursos humanos e atendimento de necessidades da rede de saúde. Metodologia: Consideramos nesse relato de experiência, as vivências e impressões dos participantes do PET GraduaSUS . Utilizamos como estratégia: o projeto, reuniões grupais, semanais, para discussão da proposta do PET, do PPP, da grade curricular e metodologias de modo a identificar lacunas, demandas do serviço e comunidade. Resultados: Aspectos inerentes às necessidades da rede de saúde e comunidade e do corpo docente foram identificadas e mapeadas para possibilidades de melhoria, como contratualizações, formação para liderança e em gestão de saúde e a troca de saberes assim como a interdisciplinaridade e trabalho em equipe multi e interprofissional. Conclusão: A construção deste processo coletivo vêm trazendo grandes progressos para o ensino em saúde (mudança curricular, organização do ensino-serviço-comunidade e articulação entre preceptores e tutores) de modo a contribuir para a reorganização e reorientação da assistência em saúde.