Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PREVENÇAO DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOELSON DOS SANTOS ALMEIDA
Autores:
- NATALINE DE OLIVEIRA ROCHA
- ADRIANE DA CUNHA ARAGÃO
- GERARLENE PONTE GUIMARÃES SANTOS
- RAYLA MARIA PONTES GUIMARAES COSTA
- Cleidiane Maria Sales de Brito
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação Popular em Saúde tem sido um dos principais métodos para aliar sabedoria popular com a medicina tradicional nas formas de cuidados, modos de prevenir doenças reemergentes e negligenciadas como Dengue, Zika e Chikungunya. A Política Nacional de Atenção Básica tem como foco ações de promoção, prevenção dos agravos nas diversas fases do ciclo da vida, respeitando a cultura, o território onde os usuários estão inseridos. Os agravos dengue, Zika e Chikungunya são causada pelo mosquito Aedes aegypti motivos de preocupação para a saúde pública. Logo, as estratégias de combate e o seu controle tem sido intensificado nos serviços de saúde e na comunidade buscando despertar os cuidados preventivos coletivos e individuais para que a comunidade se empodere das práticas de saúde aliando a conhecimento popular em saúde. OBJETIVOS: Relatar sobre a experiência com a educação popular em saúde na prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya para a comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciados por acadêmicos de Enfermagem durante o estágio curricular de Saúde do Adulto e Idoso realizado na Unidade Básica de Saúde Módulo 09 em Parnaíba/PI, com participação de 40 usuários cadastrados na UBS onde buscam atendimento, por meio de atividades de rodas de conversa,dinâmicas, círculos de cultura no período de Maio a Julho/2016. Para coleta de dados utilizou-se o diário de campo para registrar as atividades e por meio dele elaborar as observações realizadas durante as atividades. As ações educativas tiveram como foco o questionamento sobre as doenças, as formas de prevenção (verdades e mitos), as manifestações clínicas e o tratamento. RESULTADOS: As práticas educacionais com participação autônoma da comunidade são importantes para associar o saber popular sobre as doenças de Dengue, Zika e Chikungunya junto à medicina tradicional para desmistificar as formas de prevenção, contágio, manifestação clinica e tratamento. A aprendizagem por meio das metodologias ativas foi importante para direcionar noções de cuidado nas diversas fases do ciclo da vida, dando ênfase nos cuidados preventivos a população especifica, sensibilizando sobre as práticas coletivas e individuais para redução das doenças na comunidade. CONCLUSÃO: A educação popular em saúde é instrumento de grande empoderamento quando aliado a sabedoria popular, podem produzir o autocuidado, reduzir riscos de transmissão das doenças e fortalecer a comunidade na praticas educacionais.