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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
PROPOSTA DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NOS CENTROS CIRÚRGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
HELLOYZA HALANA FERNANDA AQUINO POMPEU
Autores:
  • SYNDELL DE CÁSSIA CRUZ FERREIRA
  • WEVERSON OLIVEIRA DA SILVA
  • WIDSON DAVI VAZ DE MATOS
  • INGRID MAGALI DE SOUZA PIMENTEL
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: No período pré-operatório é comum o paciente apresentar um grau de estresse decorrente do desconhecimento acerca dos procedimentos e fases do processo cirúrgico. O rompimento do equilíbrio físico e psicológico constitui-se como um evento gerador de medo e ansiedades. Atualmente, é incontestável a interferência do estresse na homeostasia do sistema imunológico. Visto que a assistência tem por objetivo acrescentar, na prática de enfermagem, medidas para reduzir a incidência dos agentes estressores propõe-se a criação de uma tecnologia educativa. Objetivos: Elaborar tecnologia lúdica para diminuir o desconhecimento sobre o procedimento cirúrgico e assim amenizar os níveis dos agentes estressores nas etapas do processo cirúrgico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em abril de 2016, durante as aulas praticas do componente curricular Enfermagem Clinica Médica Cirúrgica, em um hospital do Pará. Observou-se que os pacientes cirúrgicos apresentavam alto índice de estressores frente ao desconhecimento sobre o procedimento ao qual seriam submetidos. Posteriormente, pesquisou-se na literatura acerca do tema e assim foi proposta a criação de uma cartilha educativa que abrangeria cuidados no pré e pós- operatório; a equipe, equipamentos e a estrutura do centro cirúrgico. Resultados esperados: Desenvolver cartilha educativa sobre procedimento cirúrgico para explicar os cuidados e a formação da equipe que atuará durante o ato cirúrgico a fim de diminuir os níveis dos agentes estressores nos pacientes. Conclusão: A influência de agentes estressores faz necessária uma reflexão sobre a importância da assistência de enfermagem no processo cirúrgico e o uso de tecnologias educativas lúdicas para prevenir estressores e complicações, visando o bem-estar do cliente e o sucesso do ato cirúrgico. REFERÊNCIAS: BELLUOMINE, A.S; TANAKA, L. H. Assistência de enfermagem no pré-operatório de cirurgia cardíaca: percepção dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Revista Nursing, v. 65, n.6. p.21-25, 2003.COSTA, V. A; SILVA, S.P; LIMA, V. C. O pré-operatório e a ansiedade do paciente: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo. Revista SPBH, v.13, n.2, 2010. TONIOL. K. E; MACEDO J. I. Analisando a visita pré-operatória de enfermagem: O enfoque do cliente.Centro universitário de Maringá.2007. SOUZA,A.A; FENILI.M. Orientação pré-operatória ao cliente hospitalizado.Revista eletrônica de enfermagem, v.7, n.2,p.215-220, 2005.