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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PLANEJAMENTO FAMILIAR: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS COM ADOLESCENTES, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JACKELINE DE MIRANDA MENDES
Autores:
  • Ana Carolina de Lara Pereira
  • Aline Andressa Rodrigues
  • Luana Leske Barbosa
  • Anna Carolina Daltro Pereira
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras mudanças no desenvolvimento humano, e dentre elas, o início da prática sexual. A falta de planejamento familiar e a não utilização de preservativos tem resultado no elevado índice de gestações na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tendo uma atenção diferenciada na área de Saúde Coletiva. OBJETIVO: Relatar a experiência das acadêmicas de enfermagem na realização de uma educação em saúde utilizando metodologias diferenciadas com adolescentes. METODOLOGIA: Relato de experiência, sobre uma ação educativa em saúde sexual, realizada em uma escola pública, durante a disciplina de Fundamentação e Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva, no curso de enfermagem da UNEMAT/Diamantino-MT, no ano de 2016. Foram utilizados materiais áudio visuais, jogo de luz, copos descartáveis, repolho roxo, detergente e vinagre. Foi organizada uma dinâmica em grupo com os adolescentes, na qual se utilizou soluções químicas não tóxicas (água do repolho, água e sabão), além da utilização da roda de conversa como estratégia de comunicação com o grupo. RESULTADOS: Durante a dinâmica, ocorreu a troca das soluções entre os adolescentes, na qual representou simbolicamente as possíveis práticas sexuais desprotegidas dentre os sujeitos. Os participantes demonstravam-se surpresos com os resultados, pois muitos se apresentaram infectados por ISTs. Foram levantados novos questionamentos, sendo posteriormente expostos e sanados durante a roda de conversa sobre métodos contraceptivos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Identificou-se a importância da utilização de metodologias diferenciadas, contribuindo para a comunicação e interação com os adolescentes, sendo importante durante as educações em saúde na comunidade. Observou-se que o determinado plano de ação obteve viabilidade, onde que a partir da vivência dos acadêmicos durante a implantação deste, pode-se obter resultados positivos, sendo relevante a continuidade destas ações educativas na comunidade. BORGES, A. L. V; FUJIMORI, E. Enfermagem e a saúde do adolescente. Barueri – SP: Manole, 2009. GORONZI, T. A; JACOBSEN, Alessandra de L; BIONDO, Maria L. Planejamento Estratégico em Saúde: um desafio no gerenciamento cotidiano de unidades básicas de saúde. Coleção Gestão da Saúde Pública – V. 13, 2012. VIEIRA, T. S. PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA ADOLESCENTES: potencialidades e limitações. Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, v.6, n.1, p.25-41, jan, 2013.