LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
KEYDIVAN GONÇALVES DOS REIS
Autores:
  • MYRIAN GONÇALVES DOS REIS
  • JESSICA AMANDA DA CRUZ GURKA
  • EMANUELLE FERNANDES
  • JULIANA FERNANDES CABRAL
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Considerando o Ensino Superior como responsável por proporcionar a aprendizagem de forma ativa, reflexiva, autorregulada, construtiva e crítica não sendo um mero adicionador de conhecimentos teóricos e científicos, cada vez mais, este depara-se com acadêmicos com dificuldades de atingir as competências e habilidades curricularmente definidos, assim sendo torna-se necessário (re)pensar as propostas pedagógicas e as metodologias utilizadas no ensino superior. OBJETIVO: Relatar a experiência das atividades de monitoria voluntária desenvolvidas na matéria de Fundamentos do Cuidado Humano I (FCHI) do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Mato Grosso. METODOLOGIA: Trata-se de um descritivo do tipo relato de experiência, realizado por um acadêmico do 4º semestre de enfermagem da UNEMAT, sendo que as atividades de monitoria estão relacionadas a disciplina FCHI, de forma que atenda o objetivo proposto na Resolução Nº. 194/2004 que tem a finalidade de proporcionar aos acadêmicos uma melhor qualidade do ensino- aprendizagem durante a graduação. A monitoria voluntária é desenvolvida no laboratório de práticas de enfermagem da universidade, onde utilizados os materiais para a realização das técnicas propostas pela disciplina, como: aferição de sinais vitais, arruação de leito, exame físico para PE, limpeza recorrente e terminal, materiais para curativo, dentre outros. O método de avaliação utilizado durante a ação ocorre através de feedback e questionário aos monitorandos, bem como, por meio da observação objetiva e subjetiva da realização das técnicas. RESULTADOS: As ações de monitoria permite ao monitor maior familiaridade com os conteúdos científicos dispensados pela disciplina de FCHI e habilidade para realização das técnicas de enfermagem, proporciona ainda a troca de experiências entre monitor e monitorando, contribuindo para a fomentação da busca pelo aprimoramento do conhecimento técnico-cientifico de forma que as técnicas do procedimento não sejam comprometidas. CONCLUSÃO: Diante disso, afirma- se que a monitoria atua como potencializadora no processo de ensino/aprendizagem. A monitoria possibilita a inserção do monitor e monitorando no processo de ensino-aprendizagem, além de fomentar o interesse pela carreira docente. REFERÊNCIA: FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 133–153, abr. 2016.