Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
MICHELLE FERREIRA AZEVEDO
Autores:
- ARIELE ASSUNÇÃO RAMOS
- RONALDO ANTONIO DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A educação em saúde configura-se como uma oferta de cuidados e qualidade de vida para a população, sendo fonte propulsora na aquisição de conhecimentos e atitudes que melhoram a saúde do indivíduo e da comunidade, pois o sujeito vê-se como responsável pela sua saúde. As atividades de educação em saúde na escola possibilita educar por meio da construção de conhecimentos resultantes do confronto de diversos saberes. O trabalho objetivou ressaltar a importância da educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família – ESF Vitória Régia em Cáceres/MT. Estudo descritivo de abordagem qualitativa de relato de experiência dos acadêmicos em estágio curricular I do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, dentro das atividades desenvolvidas encontra-se a realização de educação em saúde para população adstrita a unidade. Para realização deste no primeiro momento os discentes realizaram a analise e reconhecimento da área de abrangência da unidade elencando como tema de mais relevância para educação em saúde o “câncer de mama e câncer de colo de útero”. No segundo momento foi estabelecido vínculo e parceria com a Escola Municipal Novo Oriente situada na área de abrangência da ESF Vitória Régia. A atividade foi direcionada as mães dos alunos desta comunidade escolar, a ação foi dinâmica, baseada em ilustrações com peças anatômicas, aferição de pressão arterial, altura, circunferência abdominal, ainda, interação entre a população e grupo, além do diálogo informativo, bem como orientações sobre os hábitos para o cuidado com a saúde. Com o desenvolvimento da atividade percebemos o interesse do público referente ao assunto, visualizado através do grande público, participação ativa das mães educação em saúde dentro da comunidade, pois aceitação da atividade foi positiva e para os acadêmicos, esta ação permitiu um maior contato com a comunidade, além de visualizar a importância da praticas pedagógicas na Estratégia de Saúde da Família.