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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE
Relatoria:
LUCIANA PELIZARI
Autores:
  • ANA RUBIA PEREIRA DE SOUZA
  • ALESSANDRA TAIS DOS SANTOS
  • RAUL VINICIUS ALVES RONDON
  • KAMILLA MAESTÁ AGOSTINHO
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O município de Sinop, Estado de Mato Grosso, registra diversos casos de acidentes com queimaduras e animais peçonhentos durante a época de estiagem. Estas ocorrências são características desse período, pois há um aumento considerável na incidência de queimadas em áreas urbanas expondo a população a tais riscos. OBJETIVO: Desenvolver atividades educativas em escolas e bairros do município de Sinop-MT, que apresentaram altos índices de incêndios em terrenos urbanos, por meio do projeto de extensão “Sinop Verde”, inscrito no SIGProj Nº: 175718.855.51729.10042014. METODOLOGIA: Descreve a experiência de acadêmicas do Curso de Enfermagem ao proporcionar conhecimentos sobre primeiros socorros em caso de acidentes com queimadura, por animais peçonhentos ou mal súbito, através de palestras e oficinas, em escolas pré-selecionadas cujos bairros possuíam maior índice de queimadas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. RESULTADOS: As atividades desenvolvidas proporcionaram ao acadêmico a criação de formas de transmitir seus conhecimentos para um público infanto-juvenil, e os estudantes das escolas obtiveram maior assimilação dos conhecimentos porque as teorias foram transformadas em práticas vivenciadas de maneira lúdica e participativa. A experiência proporcionou o desenvolvimento de habilidades necessárias ao desempenho de como agir em situações de engasgamento, desmaio, queimaduras e picadas de serpentes, como manusear o paciente, sensibilidade e noções de primeiros-socorros. CONCLUSÃO: Percebeu-se o quanto é imprescindível à extensão universitária na disseminação de conhecimentos, na troca de informações e na participação do processo social e ambiental na sociedade, bem como na formação acadêmica do ser enfermeiro na sua prática assistencial.